A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações de meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação. Entre em contato pelo email contato@ecomarapendi.org.br
Fechar janela

Artista Reutiliza Cabos de Vassoura em Esculturas Afro-brasileiras

Hoje em dia se tornou cotidiana a preocupação, em diversos setores da sociedade, com os três R’s da sustentabilidade – reduzir, reutilizar e reciclar. O segundo R tem sido usado não só para solução de atividades domésticas cotidianas, mas também para a transformação do que a sociedade chama de ‘’resto’’ em arte, por talentosos artesãos.

Alguns materiais como tecido de roupa, ferro, vidro, plásticos em geral e madeira são os mais comuns para o reaproveitamento em peças de artesanato. A rotina da reutilização se tornou a atividade principal do artesão Claudio Café.

Claudio Café 1

Cláudio Francisco da Silva, artesão carioca atuante há mais de 20 anos, começou a confeccionar sua arte quando recebeu os ensinamentos de outro grande profissional,  Jorge Rodrigues.  Desde então Cláudio tem se inspirado na temática afro-brasileira e esculpe suas ideias e homenagens em artigos de madeira.

A criatividade e a inovação do artesão se mostram a partir do momento que se enxerga arte em um material que para a maioria só serviria para o descarte. Um bom exemplo usado por Cláudio é o cabo de vassoura.

Tudo começou quando, andando na rua, o artista viu um cabo de vassoura quebrado em uma lata de lixo. Com um estilete na mão, ele recolheu o material avistado e pensou em uma imagem a ser reproduzida. Algum tempo depois, aquela peça tomou uma forma característica. As pessoas olhavam a escultura e se admiravam com o feito do artista.

Esculturas

Cláudio Café utiliza de sua arte não apenas com cabos de vassoura, mas também com material de descarte de madeireiras (chamado popularmente de ‘’chote’’), partes de janelas, portas etc. Nas mãos de um artesão como Cláudio, a peça inicialmente descartada é tratada e moldada a partir do conceito raiz do artesanato: a produção de acordo com o sentimento e sem a atribuição de um tempo exato para a finalização da obra. Desta forma, como diz o artista ‘’ podemos, com um cabo de vassoura, agregar valor e mostrar não só o reaproveitamento, mas a sutileza da arte. É possível em minhas obras, a partir de um corpo estreito da vassoura, passar emoção e transformar aquilo que está sendo descartado em parte integrante da vida das pessoas’’.

 

Para mais informações e contato do artista:

Tel. (21) 98193 – 4719

E – mail. ccafeescultor@gmail.com

Parceiros; Cooperativa Popular de Meio Ambiente (COOPAMA)

Organização de Arte e Integração Social (OCAIS)

 

Por Gustavo Pinheiro Machado –

Gustavo é geógrafo pela UFRRJ e formando em Gestão Ambiental pela UFRJ. Se interessa pelas questões e soluções ambientais e atualmente trabalha como voluntário na Ecomarapendi Recicloteca.


Já imaginou poder contribuir para semear a educação ambiental por aí?

Agora você pode! Seja um apoiador do Projeto Recicloteca!

Não importa o valor da doação, o que importa é ajudar a difundir informações sobre coleta seletiva, meio ambiente em geral e reciclagem. Todas as doações terão uma recompensa!!

Acesse o site abaixo e saiba mais:
https://apoia.se/recicloteca

Este texto está protegido por uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Link para atribuição de créditos: http://www.recicloteca.org.br/?p=17217

Gostou desse post?

A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações sobre meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação.

Assuntos relacionados

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário