A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações de meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação. Entre em contato pelo email contato@ecomarapendi.org.br
Fechar janela

Adesão popular pela Água e Energia

 A escassez de chuva em todo Brasil fez com que os reservatórios de água tivessem forte redução de seus volumes. A iminência de falta de água generalizada motivou a SABESP, empresa de água de SP a conceder um desconto na conta de quem reduzir o consumo de água.

Não há falta de energia elétrica no Brasil, mas apagões esporádicos expõem uma preocupação quanto à segurança do sistema em garantir que a energia produzida chegue aos consumidores. E já foi aprovada a compra de energia fotovoltaica e eólica  que sobre em casas com infra-estruturas geradoras.

Dois recursos, dois casos distintos, mas uma situação em comum: valorização econômica do que é ambientalmente correto. Adotar práticas sustentáveis no dia-a-dia ou investir em tecnologias ecológicas sempre foi visto como atitudes de ambientalistas ideológicos, gente ora considerada à frente de seu tempo e outras vezes tachadas de eco-chatos. Os tempos mudaram e ‘pessoas comuns’ já somam esforços para equilibrar o que precisamos para viver com a capacidade do planeta de nos proporcionar tais necessidades.

Painéis solares

Conheça brasileiros que produzem a energia que consomem.

Tecnologia e incentivos econômicos são excelentes para buscar o equilíbrio ambiental de nossas sociedades, mas é fundamental que a educação ambiental seja sempre considerada a principal forma de se buscar a qualidade de vida. É preciso entender que as pessoas são diferentes umas das outras no que são, no que pensam e no que possuem. O incentivo econômico que atrai uma pessoa pode ser desinteressante ou inatingível para outra. No entanto, ao agir por consciência o ato basta a si mesmo, ou seja, quem foi sensibilizado e informado sobre os benefícios da responsabilidade sócio-ambiental vai mudar seus hábitos pela satisfação de saber que está fazendo algo importante para ela e para a sociedade em que vive.

Leia também:

Morador do DF produz energia em casa e vende parte à rede pública.

Este texto está protegido por uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Link para atribuição de créditos: http://www.recicloteca.org.br/?p=5348

Gostou desse post?

A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações sobre meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação.

Assuntos relacionados

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário