A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações de meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação. Entre em contato pelo email contato@ecomarapendi.org.br
Fechar janela

4º Mutirão de Limpeza nas Ilhas Cagarras

Evento de conscientização e mobilização social acontecerá no dia 14 de março com a participação de voluntários e esportistas

Com o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a importância da preservação dos ecossistemas marinhos, o Projeto Ilhas do Rio, patrocinado pela Petrobras, irá promover o seu quarto mutirão de limpeza no Monumento Natural das llhas Cagarras, no Rio de Janeiro. A ação vai acontecer no dia 14 março (sábado) e abrange a limpeza de lixo em áreas terrestre e subaquática da Unidade de Conservação, além de atividades de sensibilização sobre a questão da poluição marinha para o público geral. Vale lembrar que no último mutirão foram recolhidos cerca de 50kg de lixo.

A ação nas ilhas acontece no sábado e contará com a ajuda de especialistas da área ambiental como, bombeiros, escaladores, membros de organizações não-governamentais, funcionários de órgãos ambientais, mergulhadores e estudantes de biologia e oceanografia. A limpeza será feita nas ilhas das Palmas e Comprida, onde os participantes serão distribuídos em diferentes pontos com maior incidência de resíduos.

Para a limpeza subaquática participarão mergulhadores qualificados para remover lixo submerso e petrechos de pesca abandonados sem afetar a biodiversidade marinha. Todo o material recolhido será transportado diretamente para a Colônia de Pescadores Z-13, no Posto 6 de Copacabana, onde será realizado o levantamento qualitativo e quantitativo do lixo. Os resíduos sólidos recicláveis serão doados para cooperativas de reciclagem.

EM NÚMEROS:

1° Mutirão (fev/2012)

Plástico – 27 kg

Vidro – 19 kg

Metal – 13 kg

Papel – 3 kg

Outros –16 kg

2° Mutirão (dez/2013)

Plástico –  3,5 kg

Vidro –  9 kg

Metal – 19 kg

Papel – 0,08 kg

Outros – 14kg

3º Mutirão (set/2014)

Plástico – 16kg

Vidro – 7,5 kg

Metal – 4kg

Papel – 11kg

Outros – 10kg

 

SOBRE O PROJETO: O Projeto Ilhas do Rio, patrocinado pela Petrobras e realizado pelo Instituto Mar Adentro, tem como principal objetivo fornecer dados científicos para a elaboração do Plano de Manejo do MoNa Cagarras, além de educar crianças, jovens e adultos de diversos segmentos da sociedade sobre a temática da Unidade de Conservação e do Projeto Ilhas do Rio através da produção e divulgação de material audiovisual, palestras, cursos, exposições e coleção biológica didático/científica. Desde que foi iniciado, já foram catalogadas 600 espécies de animais e plantas, algumas raras ou inéditas para a ciência.

Site para acesso as imagens.http://maradentro.org.br/ilhasrj/

MAIS INFORMAÇÕES

LAGE ASSESSORIA

Fernanda Lacombe fernanda@lageassessoiria.com (21) 3579-8960/(21) 98121-7409

Gigi Nascimento gigi.lageassessoria@gmail.com   (21) 96508 0874 (Tim) 97202 9564 (Vivo) 21 3579.8960/21

 

Este texto está protegido por uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Link para atribuição de créditos: http://www.recicloteca.org.br/?p=14524

Gostou desse post?

A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações sobre meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação.

Assuntos relacionados

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário