A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações de meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação. Entre em contato pelo email contato@ecomarapendi.org.br
Fechar janela

22 de abril – O Dia da Terra

Fonte: Wikipedia

A primeira manifestação do Dia da Terra teve lugar em 22 de abril de 1970. Foi iniciada pelo senador Gaylord Nelson, ativista ambiental, para a criação de uma agenda ambiental. Participaram duas mil universidades, dez mil escolas primárias e secundárias e centenas de comunidades. A pressão social teve seus sucessos e o governos dos Estados Unidos criaram a Agência de Proteção Ambiental (Environmental Protection Agency) e uma série de leis destinadas à proteção do meio ambiente.

  • Em 1972 se realizou a primeira conferência internacional sobre o meio ambiente: a Conferência de Estocolmo, cujo objetivo foi sensibilizar aos líderes mundiais sobre a magnitude dos problemas ambientais e que se instituíssem as políticas necessárias para erradicá-los.
  • O Dia da Terra é uma festa que pertence ao povo e não está regulada por somente uma entidade ou organismo, tampouco está relacionado com reivindicações políticas, nacionais, religiosas ou ideológicas.
  • O Dia da Terra refere-se à tomada de consciência dos recursos naturais da Terra e seu manejo, à educação ambiental e à participação como cidadãos ambientalmente conscientes e responsáveis.
  • No Dia da Terra todos estamos convidados a participar em atividades que promovam a saúde do nosso planeta. tanto a nível global como regional e local.
  • “A Terra é nossa casa e de todos os seres vivos. A Terra está viva. Somos partes de um universo em evolução. Somos membros de uma comunidade de vida independente com uma magnífica diversidade de formas de vida e culturas. Nos sentimos humildes ante a beleza da Terra e compartilhamos uma reverência pela vida e as fontes do nosso ser…”

Inicialmente um movimento universitário, o Dia da Terra se converteu em um importante acontecimento educativo e informativo. Os grupos ambientalistas o utilizam como ocasião para avaliar os problemas do meio ambiente do planeta: a contaminação do ar, água e solos, a destruição de ecossistemas, centenas de milhares de plantas e espécies animais dizimadas, e o esgotamento de recursos não renováveis. Utiliza-se este dia também para insistir em soluções que permitam eliminar os efeitos negativos das atividades humanas. Estas soluções incluem a reciclagem de materiais manufaturados, preservação de recursos naturais como o petróleo e a energia, a proibição de utilizar produtos químicos danosos, o fim da destruição de habitats fundamentais como as florestas tropicais e a proteção de espécies ameaçadas. Por esta razão é o Dia da Terra.

Este dia não era reconhecido pela ONU até 2009, quando a mesma reconheceu a importância da data e instituiu o Dia Internacional da Mãe Terra, celebrado em 22 de abril.

Não há lugar como o lar

Em dia 22 de abril de 2015 , o planeta inteiro celebra o Dia da Terra, e a NASA quer a sua participação: basta compartilhar fotos e vídeos de seus lugares favoritos da Terra usando as mídias sociais com a hashtag #NoPlaceLikeHome (não há lugar como o lar na tradução em português).

Quando falamos em Astronomia, logo pensamos em planetas, luas, cometas, asteroides, estrelas, exoplanetas e galáxias distantes. Atualmente, mais de 1.800 planetas fora do Sistema Solar já foram catalogados. Queremos sempre buscar coisas novas em planetas longínquos, mas que tal prestarmos atenção naquele planeta que é o único (pelo menos até agora), que pode abrigar vida. Estamos falando do nosso lar: o Planeta Terra.

Terra tem tudo aquilo que buscamos em outros planetas: oceanos, lagos, água líquida, geleiras, desertos, atmosfera, florestas, e claro, a vida (em abundância). Nesse dia 22 de abril, todas as pesquisas, imagens e descobertas a cerca do nosso querido Planeta serão divulgadas usando a hashtag #NoPlaceLikeHome. Faça parte dessa história. Vamos celebrar juntos o Dia da Terra 2015!

Como participar do ‘Dia da Terra 2015’?

Assim como no ano passado com o evento Global Selfie (quando a NASA reuniu fotos de internautas ao redor do mundo para montar um belo mosaico), esse ano a NASA criará um vídeo, reunindo as melhores imagens enviadas com a hashtag #NoPlaceLikeHome. Tire uma foto de seu lugar favorito, não importa se é um campo, um lago, um rio, uma praia ou um estrada no meio do deserto. Quem sabe a sua imagem não vai parar no clip oficial da NASA comemorativo do Dia da Terra 2015?! Só não se esqueça da hashtag #NoPlaceLikeHome.

Veja como ficou a montagem de 2014 clicando AQUI.

Assista ao documentário O Ambientalismo Radical aqui na nossa página.

Este texto está protegido por uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Link para atribuição de créditos: http://www.recicloteca.org.br/?p=14865

Gostou desse post?

A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações sobre meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação.

Assuntos relacionados

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário