A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações de meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação. Entre em contato pelo email contato@ecomarapendi.org.br
Fechar janela

Vai comer Atum?

Pense bem! Algumas espécies dependem das suas escolhas, das suas práticas de consumo para sobreviver. E o atum está entre elas.

Veja a matéria do jornal O Globo sobre a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).

Cinco espécies de atum estão ameaçadas ou próximas de serem ameaçadas de extinção

Pela primeira vez, todas as espécies de escombrídeos (atuns, bonito, cavalas e cavalas espanholas) e veleiros (peixe-espada e marlim) foram inseridos pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas. Das 61 espécies conhecidas, sete são classificadas em uma categoria de ameaçada, estando em sério risco de extinção. Quatro são citadas como perto de extinção e quase dois terços foram colocadas na categoria de preocupação mínima.

Os resultados mostram que a situação é particularmente séria para os atuns. Cinco das oito espécies de atum estão na lista de ameaçados ou quase ameaçados. São elas: atum do sul (Thunnus maccoyii), que está em sério risco; atum-rabilho, em risco; patudo (Thunnus obesus ), vulnerável; albacora (T. albacares), perto de extinção; e albacora-branca, perto de extinção.

Esta nova informação será de grande importância para ajudar os governos a tomarem decisões que vão garantir o futuro destas espécies, muitas das quais são de altíssimo valor comercial, e pode contribuir para a 3ª Reunião Conjunta das Organizações de Gestão Regional das Pescas, de 11 a 15 de julho, em La Jolla, Califórnia, Estados Unidos.

Há uma preocupação crescente de que, apesar da boa situação de vários tipos de peixes que vivem perto da superfície, algumas espécies de escombrídeos e veleiros estejam sofrendo uma sobrepesca, e há uma falta de determinação para protegê-los contra a exploração excessiva, impulsionada por preços elevados. Muitas populações são exploradas pela pesca feita por multinacionais, cuja regulamentação, a partir de uma perspectiva política, é extremamente difícil.

Fonte: O Globo

Este texto está protegido por uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Link para atribuição de créditos: http://www.recicloteca.org.br?p=4999

Gostou desse post?

A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações sobre meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação.

Assuntos relacionados

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário