A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações de meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação. Entre em contato pelo email contato@ecomarapendi.org.br
Fechar janela

Sacola Plástica é uma questão de bom senso!

Sacola retornável da Recicloteca aberta
O uso das sacolas plásticas já faz parte de um debate nacional. Prova disto é a iniciativa do Ministério do Meio Ambiente com a campanha “Saco é um Saco”.

Além do debate, alguns estados, como São Paulo e Rio de Janeiro, tentam regulamentar esta questão. Hoje, por exemplo, passa a valer no Estado do Rio de Janeiro a Lei das Sacolas Plásticas (Lei 5502/2009), que propõe a substituição das sacolas plásticas pelas retornáveis. São leis relevantes que podem nos auxiliar enquanto sociedade a mudar alguns dos nossos hábitos de consumo.

O que precisamos entender sobre este tema é que a sacola plástica não é a vilã do meio ambiente, como propagado por muitos. Na verdade, o grande problema dela é o seu uso irracional. É comum qualquer produto ser colocado em uma ou duas sacolas, às quais depois não conseguiremos dar uma nova finalidade e acabarão sendo descartadas indevidamente nas ruas, rios e vazadouros a céu aberto.

Sacola retornável da Recicloteca fechada
Ao embalar suas compras diariamente faz-se necessário usar o bom senso. Só levar para casa a quantidade de
sacolas realmente necessárias e que poderão ser reutilizadas com uma nova finalidade, mesmo que seja embalar lixo. O excesso de sacolas consumidas e descartadas é que as transformam em um problema ambiental.

A utilização de sacolas retornáveis é uma boa saída para a racionalização deste uso. Mas, cabe ressaltar que sacola retornável é qualquer sacola, seja de plástico, tecido, lona e, mesmo, aquela que estiver guardada no seu “puxa saco”.

Use o seu bom senso ao carregar suas compras para casa!

Saiba mais sobre a campanha Saco é um Saco

Veja a Lei das Sacolas Plásticas do Estado do Rio de Janeiro

Este texto está protegido por uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Link para atribuição de créditos: http://www.recicloteca.org.br?p=704

Gostou desse post?

A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações sobre meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação.

Assuntos relacionados

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário