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Este produto é ecológico! Tem certeza?

Na busca por produtos que provoquem um menor impacto sobre o meio ambiente, os consumidores se deparam com algumas questões e dilemas: Como saber se o produto que está comprando é mesmo sustentável? Quais são os critérios que devem nortear as escolhas, no ato da compra, com relação à questão ambiental? Quais as informações que os rótulos devem disponibilizar? Afinal, quando o rótulo de um produto vem com a informação de que a empresa fabricante é “amiga da natureza”, o que isso quer dizer?

Poderíamos colocar muitas outras questões sobre este tema, porque afinal de contas, o que nos garante que um determinado produto é mais “ecológico” que outro? Como podemos ter essa certeza?

As dicas são muitas. E as tentativas de diminuir nossa “pegada ecológica” também!

No último sábado, Adriana Charu, do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC), concedeu uma entrevista no programa de rádio Revista CBN, dando dicas de como o consumidor poderia escolher produtos mais sustentáveis. É mais uma tentativa de informar melhor, nós consumidores, sobre a importância de estarmos atentos a forma como realizamos nossas compras.

O primeiro ponto que ela tocou foi sobre a propaganda verde, recomendando que os consumidores ficassem atentos as informações mais concretas e palpáveis, ao contrário daquelas vagas e genéricas, como “empresa amiga do meio ambiente”. Como ela mesmo questiona: O que significa uma empresa amiga do meio ambiente? Se no rótulo do produto não houver uma informação mais concreta ou um encaminhamento para um endereço eletrônico com tais informações, não dá para saber o porquê daquela empresa se considerar “amiga do meio ambiente”. Mais que isso, é preciso que essas informações possam ser comprovadas.

Outro aspecto que a Adriana chama atenção é a certificação e selos verdes, chamando a atenção para os três tipos: auto-declaratória, quando a própria empresa fabricante do produto declara produzir de acordo com certos critérios de responsabilidade social e ambiental; certificadoras de terceira parte, na qual as empresas voluntariamente se submetem a uma certificação realizada por um grupo da sociedade civil; e, por fim, a certificação compulsória ou oficial realizado pelo Governo.

Este é um caminho indicado pelo IDEC dentre muitos outros.

Ouça a entrevista com estas dicas aqui.

E você, o que faz para conseguir comprar produtos mais sustentáveis? O que você sabe sobre esses produtos? Como faz suas escolhas?

Divida conosco a sua experiência.

Acesse o site da Rádio CBN.

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