A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações de meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação. Entre em contato pelo email contato@ecomarapendi.org.br
Fechar janela

Em um ano, família produz uma sacola de lixo

Por Débora Spitzcovsky – Planeta Sustentável

Você conseguiria reduzir, pela metade, a sua atual produção de lixo? Imagine, então, praticamente zerá-la. Foi o que a família Strauss, da Inglaterra, se propôs a fazer no final de 2009: pai, mãe e filha se comprometeram a não produzir lixo durante um ano inteiro e quase conseguiram cumprir a missão.

A família passou a produzir praticamente tudo o que consumia – e, quando a ida ao supermercado era inevitável, optava por embalagens recicláveis. Além disso, os Strauss adotaram a prática do “banheiro ecológico” e começaram a usar os restos de alimento como adubo. Resultado: em dezembro de 2010, a família tinha, apenas, uma sacolinha de plástico de lixo para levar ao aterro.

Dentro do saco, alguns brinquedos quebrados da filha, Verona, além de lâminas de barbear, canetas e negativos fotográficos. Apesar da meta dos Strauss não ter sido atingida, a família comemorou o feito. Segundo a mãe, Rachelle, desde o começo eles sabiam que zerar a produção de lixo era impossível, mas ainda assim instituíram a meta como forma de estímulo.

Deu certo! Os resultados obtidos foram muito melhores do que eles podiam imaginar e, hoje, os Strauss são exemplos de “zero waste” (desperdício zero, em português) para o mundo todo! A família criou um site, o My Zero Waste, em que dão dicas de reciclagem e, ainda, dividem com os internautas as experiências que tiveram durante esse ano sem lixo.

Gostou dos textos? Detestou? Queremos saber!
Deixe aqui seus comentários, criticas e sugestões!
Estamos fazendo o blog para vocês e
ele é uma construção conjunta.
Ajude-nos a melhorá-lo!

Este texto está protegido por uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Link para atribuição de créditos: http://www.recicloteca.org.br?p=3140

Gostou desse post?

A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações sobre meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação.

Assuntos relacionados

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário