A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações de meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação. Entre em contato pelo email contato@ecomarapendi.org.br
Fechar janela

Dia Mundial sem Compras

“Sabe quando você vê um bonitão e ele sorri… E o seu coração meio que derrete feito manteiga em pão de queijo? Bem, é isso que sinto quando vejo uma loja”. É assim que começa o filme Os Delírios de Consumo de Becky Bloom.

A personagem principal Becky Bloom, encenado pela atriz Isla Fisher, passa boa parte da trama tentando pagar as dívidas, fruto do seu consumismo, e conseguir um emprego que a possibilite continuar comprando.

Certamente o maior pesadelo da senhorita Bloom seria participar da campanha “Buy Nothing Day” ou “Dia Mundial sem Compras”.

A campanha, que começou na última década do século XX, é sempre comemorada no último sábado de novembro.

O “Dia Mundial sem Compras” não visa acabar com o ato de comprar ou consumir. Assim como o “Dia Mundial sem Carro” não pretende acabar com os carros. São datas pontuais para refletirmos sobre os nossos hábitos e práticas rotineiras relacionadas ao consumo. Pensarmos o impacto do nosso comportamento sobre nós mesmos, o ambiente em que vivemos e a constituição da nossa sociedade.

Se formos levar a campanha ao pé da letra, será que conseguimos? O que podemos fazer que não mexa com a nossa carteira? Será possível sair de casa e não gastar nada? Como congelar nosso cartão de crédito por um dia?

Esse é o desafio lançado pela campanha!

Sem querer miná-la (definitivamente esta não é a nossa pretensão!), mas vamos tentar dar um passo adiante.

Mais importante do que simplesmente não comprar nada, é aproveitar esta data para compreendermos nossos hábitos de consumo, o que compramos, por que e como…

Não é em um dia que vamos conseguir dar conta disso. Amanhã não teremos uma resposta pronta. Mas, certamente, pode ser o começo de uma reflexão de longo prazo, que pode trazer práticas mais sustentáveis e sustentadas para as nossas vidas.

Enquanto isso, o que podemos fazer para gastar o menos possível no sábado ou para não gastar nada?  Pensamos em algumas dicas. Confira:

– Passear de bicicleta ou a pé;
– Fazer piquenique em parques próximos de casa (levando TUDO de casa) ou só passear pelo parque;
– Ir a uma cachoeira;
– Fazer uma trilha;
– Jogar dama, dominó ou xadrez em mesinhas de praças, ir a uma praça;
– Conhecer as áreas históricas da sua cidade;
– Aproveitar os eventos gratuitos, como peças de teatro, exposições, arte de rua…
– Ou simplesmente ficar em casa lendo um bom livro ou vendo um filme.

Com certeza você irá pensar em algo ou encontrar alguma opção nos sítios da internet.
Divida conosco sua preferência, seus pensamentos.
Queremos saber o que vocês irão fazer neste dia!

Participe desta Campanha!


Saiba mais:
Buy Nothing Day – UK


Já imaginou poder contribuir para semear a educação ambiental por aí?

Agora você pode! Seja um apoiador do Projeto Recicloteca.

Não importa o valor da doação, o que importa é ajudar a difundir informações sobre coleta seletiva, meio ambiente em geral e reciclagem. Todas as doações terão uma recompensa!!

Acesse o site abaixo e saiba mais:
https://apoia.se/recicloteca

Este texto está protegido por uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Link para atribuição de créditos: http://www.recicloteca.org.br?p=2588

Gostou desse post?

A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações sobre meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação.

Assuntos relacionados

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário