A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações de meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação. Entre em contato pelo email contato@ecomarapendi.org.br
Fechar janela

A sustentabilidade está à venda – Parte 3

A ORIGEM DOS PRODUTOS

Afinal, o que nós, consumidores, podemos fazer no ato da compra para sermos mais responsáveis com o ambiente que vivemos?

Com a mesma pergunta dos dois primeiros posts sobre o tema, vamos tratar da relação entre a origem dos produtos que consumimos e a sustentabilidade.

A distância entre o fabricante e o pólo consumidor faz com que os produtos tenham que ser transportados pelos mais diversos meios, como navio, avião, trem e caminhão. Alguns destes poluem mais e outros menos, mas todos eles provocam impactos sobre o ambiente.

No Brasil, o modelo de transporte privilegiado é o rodoviário. Os caminhões cruzam as estradas do país levando mercadorias de um lado ao outro. Através da combustão de óleo diesel dos seus motores, eles liberam gases a base de enxofre, carbono e nitrogênio.  Tanto o enxofre como o nitrogênio liberados combinam com o oxigênio do ar, darão origem aos óxidos (NO, NO2, SO3). Esses ao se recombinarem com a molécula de água da chuva, são responsáveis pelo fenômeno da chuva ácida. Ao cair sobre a terra, ela traz prejuízos para a agricultura, a construção cívil e para ecossistemas aquáticos.

Este é apenas um dos aspectos da questão do transporte. Existem muitos outros. Como no caso dos navios, que ao cruzarem os oceanos trazem consigo espécies exóticas de outras partes do mundo, e estas, por sua vez, se tornando pragas e/ou predadora das espécies nativas. Prejudicando diversos ecossistemas em todo o planeta.

Mas vamos ficar apenas nestes exemplos e passar para a questão do consumo.

Como então, tornar o ato da compra mais sustentável?

Quanto mais próximo estivermos da fonte produtora menor será o deslocamento do produto, diminuindo assim o impacto ambiental do mesmo. Claro que não é possível estar perto de tudo o que consumimos, mas podemos privilegiar nossas escolhas de acordo com a origem destes produtos. Como se fosse uma grande mandala, começamos pelas mercadorias fabricadas na nossa cidade e nas vizinhas, depois expandimos para o estado, e na seqüência vamos para a sua  região, o país, o continente, e só então, pensamos em lugares muito distantes.

Um outro ponto importante é que ao consumirmos perto de casa contribuímos para a o crescimento e fortalecimento da economia local. Além disso, existe a possibilidade de termos um maior controle sobre a maneira como as mercadorias estão sendo produzidas, o tipo de mão de obra utilizada e as tecnologias empregadas para minimizar o impacto ambiental durante a produção.

Gostou dos textos? Detestou? Queremos saber!
Deixe aqui seus comentários, criticas e sugestões!
Estamos fazendo o blog para vocês e
ele é uma construção conjunta.
Ajude-nos a melhorá-lo!

Este texto está protegido por uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Link para atribuição de créditos: http://www.recicloteca.org.br?p=1913

Gostou desse post?

A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações sobre meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação.

Assuntos relacionados

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário