A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações de meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação. Entre em contato pelo email contato@ecomarapendi.org.br
Fechar janela

Sua magrela na Reciclagem

Fonte: Fotolog do Zé Lobo

A boa e velha magrela, ou camelo, que transporta pessoas e coisas para os mais diversos lugares, faz a alegria de crianças e adultos, pode ser reciclada.

Feita de material reciclável como ferro, alumínio, plásticos e borracha, ao final de sua vida, ela pode ter como destinação correta a reciclagem. Mas ressaltamos, que a bicicleta seja destinada apenas ao final de sua vida útil, afinal de contas, quem já não teve uma magrela que foi do irmão mais velho, do primo ou comprou uma usada? Para não falar daqueles que já passaram por todas estas etapas.

Mas chega uma hora em que a magrela não dá mais conta e realmente precisa de uma destinação correta e não um novo dono.

De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS (Lei nº 12.305/2010), nós, consumidores, e os fabricantes de bicicleta somos responsáveis por cuidar deste objeto até o fim da sua vida, o que fica bem claro na expressão: “do berço ao túmulo”. Claro que as responsabilidades do consumidor e dos fabricantes são diferentes. Cabe ao fabricante viabilizar a logística reversa das bicicletas disponibilizando o recolhimento ou postos de entrega voluntário. O consumidor é responsável por entregar esse objeto, de destiná-lo da forma correta e não descartá-lo em qualquer lugar.

A empresa Caloi já começou a dar os primeiros passos neste sentido. Pelo menos esse é o objetivo da empresa com o programa Eu Pedalo, Eu Reciclo. Por enquanto, a logística reversa contempla apenas os pneus. O que já é um bom começo. O pneu, composto de borracha, leva alguns séculos para ser decomposto pelo planeta e, ainda, serve de criadouro para os mosquitos da dengue. Com uma única tacada, a empresa consegue resolver dois problemas.

Que em um futuro próximo, estes mesmos postos de coletas possam receber todas as partes da bicicleta. Que mais empresas destes e de outros setores sigam esse exemplo e se preparem para cumprir a nova PNRS.

Abaixo, disponibilizamos um texto do Blog Bem Vindo Cicloturista que fornece mais detalhes sobre o programa da Caloi.

100% Reciclável

A sustentabilidade em destaque.

Por Racquel Tomaz Blog Bem Vindo Cicloturista

São várias as iniciativas que propõem a troca do carro ou moto pela bike, não só pela diminuição do trânsito, mas principalmente pela diminuição da poluição atmosférica. Um meio de transporte que exercita o corpo, e com isso traz inúmeros benefícios, não polui e ainda gera uma paixão inexplicável pela magrela. Mas não é apenas a locomoção que é sustentável, já existem bicicletas 100% recicláveis, como é o caso das bikes da Caloi.

Aros de alumínio podem virar antenas de TV ou partes de panelas; banco, pedal e cobertura de guidão são reaproveitadas para a produção de embalagens; corrente de aço, guidão e quadro viram matéria-prima para construção civil; pó de tinta é reaproveitado e os pneus, que eram a maior preocupação, já que a sua borracha tem tempo estimado de decomposição de pelo menos 600 anos, também têm um destino.

Numa parceria com o Instituto Via Viva, uma organização não governamental que visa promover o desenvolvimento sustentável, a Caloi realiza um projeto de coleta e reciclagem de pneus usados. São mais de 20 bike shops em todo o Brasil que funcionam como pontos de coleta para o projeto. Os pneus são, então, direcionados para os ecopontos Via Viva, onde a triagem é feita com o apoio da AVAPE, Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência. Daí, o produto é enviado para um centro de reciclagem, onde é transformado em pequenos pedaços de borracha, que são utilizados em vários produtos, como no Concreto Ecológico DI, por exemplo.

Além dos pontos de coleta instalados nas fábricas da Caloi em Atibaia/SP e Manaus/AM, são vários os locais onde o ciclista pode deixar seu pneu para ser reciclado.

São Paulo/SP

– Ciclo Ravena – Rua Diogo Jacome, 690 – Vila Nova Conceição

– Blue Bike – Av. Diógenes Ribeiro de Lima, 3040 – Alto da Lapa

– Bike North – Rua Conselheiro Moreira de Barros, 596 – Santana

– Bike North – Av. Lins de Vasconcelos, 2304 – Vila Mariana

– Bike North – Rua Maria Cândida, 776 – Vila Guilherme

– Bike Town – Rua Antônio de Macedo Soares, 1578

– Centauro Anália Franco – Av. Regente Feijó, 1739, lojas 61 a 63

– Centauro Bourbon – Rua Turiassú, 2100, 124-125

– Decathlon – Rua Duquesa de Goias, 381

Campinas/SP

– Decathlon – Rodovia Dom Pedro I, Km 129 (13094-901)

Cotia/SP

– Rodovia Raposo Tavares, 6008 – Rio Pequeno

Rio de Janeiro/RJ

– Centauro – Av. Afranio de Melo Franco, 290, loja 106 – Leblon

– Bike Tech – Av. Dom Helder Câmara, 5474, loja 1303 – Pilares

Belo Horizonte/MG

– Global Bicicletas – Av. Padre Pedro Pinto, 1449

– Global Bicicletas – Av. Olímpio Garcia, 51

– Global Bicicletas – Av. Antônio Carlos, 7585

– Global Bicicletas – Av. Olegário Maciel, 417

– Global Bicicletas – Rua Tamóios, 592

Juiz de Fora/MG

– Terra Bike – Rua Floriano Peixoto, 243

Curitiba/PR

– Bike Tech – Av. Nossa Senhora Aparecida, 713 – Batel

Recife/PE

– Centauro Shopping Recife – Rua Padre Carapuceiro, 777, loja BV 104a

Contribuindo com seu pneu para esse projeto sócio-ambiental, o ciclista recebe um “selo verde” para a sua bike. Mais detalhes sobre essa e outras iniciativas da Caloi aqui.

Saiba mais sobre a PNRS:

Clique aqui para ver a Lei nº 12.305/2010 que institui a PNRS.
Acesse o Decreto nº 7.404/2010 que regulamenta a PNRS.

Se você quiser seguir a Recicloteca no Twitter, clique aqui.

Gostou dos textos? Detestou? Queremos saber!
Deixe aqui seus comentários, criticas e sugestões!
Estamos fazendo o blog para vocês e
ele é uma construção conjunta.
Ajude-nos a melhorá-lo!

Este texto está protegido por uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Link para atribuição de créditos: http://www.recicloteca.org.br?p=3907

Gostou desse post?

A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações sobre meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação.

Assuntos relacionados

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário