A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações de meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação. Entre em contato pelo email contato@ecomarapendi.org.br
Fechar janela

O Raio-X do seu lixo

Muita gente de férias, parentes chegando outros voltando para casa. A verdade é que nas férias, acabamos aumentando o montante de lixo gerado em nossas residências. Nas casas dos vizinhos também é assim e consequentemente o condomínio tem que armazenar, entulhar muito mais lixo até o caminhão da limpeza pública passar.

Já parou para pensar o que tem no seu lixo?

Sendo que a media brasileira de lixo gerado por dia é de 1,2Kg/pessoa, temos mais de 50% só de lixo – ou matéria – orgânica. O lixo orgânico é aquele que além de possuir o carbono em sua constituição, não sofreu alterações físicas e químicas. Logo, será muito melhor decomposto pelos sistemas naturais.

Os outros materiais são os inorgânicos – exceto o papel – todos os materiais ditos recicláveis, são transformações industriais de matérias-primas, de uma forma que atenda melhor as nossas necessidades diárias. Por exemplo, petróleo bruto tem nenhuma serventia para nosso dia a dia, porém, o plástico é muito bem vindo como potes de mantimentos e de produtos de limpeza/higiene, elásticos das nossas roupas, partes do carro e assim vai.

Os metais estão na estrutura dos prédios, peças de ventiladores, aparelhos de ar-condicionado, fechaduras e maçanetas, latas de mantimentos, a própria caixa longa vida, tem em seu interior uma lâmina de alumínio.

Para a gente saber o quanto entulhamos a área de lixo dos nossos prédios mais ainda nesta época do ano, vão aqui algumas medidas:

Material Kg Espaço
PAPEL (embalagens de presente, caixas etc) 240 1 m³
PET (prensado em prensa) 90Kg (1800 garrafas – 2L) 0,5 m²

*estimativa

A melhor forma de evitarmos esse desperdício de espaço ocupado e material é separamos os recicláveis dos orgânicos, enviá-los para a reciclagem através de cooperativas ou mesmo o programa de coleta seletiva da COMLURB.

Se você quiser seguir a Recicloteca no Twitter, clique aqui.

Gostou dos textos? Detestou? Queremos saber!
Deixe aqui seus comentários, criticas e sugestões!
Estamos fazendo o blog para vocês e
ele é uma construção conjunta.
Ajude-nos a melhorá-lo!

Este texto está protegido por uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Link para atribuição de créditos: http://recicloteca.org.br/_bak_site_asp_2005/blog/?p=11166

Gostou desse post?

A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações sobre meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação.

Assuntos relacionados

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário