A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações de meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação. Entre em contato pelo email contato@ecomarapendi.org.br
Fechar janela

Logística reversa tipo SEDEX: rápida e eficiente

logística

Se a logística reversa tivesse uma imagem para lhe representar poderia ser essa. A foto acima é real. Algum profissional da Reciclagem comprou uma van usada dos Correios e aproveitou o conhecido slogan do SEDEX para promover seu trabalho de coleta de recicláveis a domicílio. O serviço deles não é exclusivo. Em todo o Brasil há milhares de cooperativas e sucateiros que buscam recicláveis em prédios comerciais e residenciais, casas e empresas.

Logística reversa é novidade para a maioria dos brasileiros

A logística reversa foi apresentada com mais ênfase após a aprovação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, mas de certa forma ela já era praticada há muitos anos. O retorno dos materiais recuperados para o processo fabril é fundamental para o sucesso da reciclagem e para a realização de todos os seus benefícios sociais, ambientais e econômicos, portanto nada mais natural que se considerar a coleta seletiva fundamental e, sem exagero, urgente como uma encomenda expressa.

Para quem destina os recicláveis separados do lixo comum a retirada do material recuperado é crítica. Mesmo limpo, o acúmulo pode causar transtornos especialmente em residências, sejam prédios ou casas. Muitos prédios não possuem espaço suficiente para guardar o material por mais que alguns dias. Se a coleta não for realizada antes de esgotar a capacidade de armazenamento pode ser inevitável ter que jogar tudo fora, e a justa frustração dos moradores prejudicará a continuidade da coleta seletiva. Ter um sistema de coleta seguro, eficiente e universal é o grande desafio das grandes cidades e os cidadãos podem ajudar.

Reciclagem: faça sua parte!

Se a coleta é feita pelo poder público fiscalize o cumprimento de roteiros e horários, informando a empresa de coleta de qualquer irregularidade. Mas se é uma cooperativa que atende sua residência combine muito bem a periodicidade e horário das visitas, exija profissionalismo, mas tenha em mente que o serviço, além de gratuito, depende de muitos fatores como o trânsito e eventuais restrições ao tráfego de caminhões. Reunir mais residências e prédios vizinhos garante maior viabilidade econômica da coleta para os cooperados.

Ter serviços de qualidade é fundamental para uma nova forma de lidar com os resíduos e quem quer que esteja envolvido na logística reversa hoje deve ter em mente que a coleta seletiva ainda é uma novidade para muitas pessoas. A vanguarda apresenta desafios diários, mas muita satisfação a quem torna realidade uma ação ambiental tão importante para todos nós.

Quer saber para onde destinar seus recicláveis? Visite a seção Pontos de Reciclagem de nossa página.

Este texto está protegido por uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Link para atribuição de créditos: http://www.recicloteca.org.br/?p=14448

Gostou desse post?

A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações sobre meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação.

Assuntos relacionados

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário