A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações de meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação. Entre em contato pelo email contato@ecomarapendi.org.br
Fechar janela

Como poderia ser a Coleta Seletiva no Rio de Janeiro

Manter tudo o que está dando certo, mas algumas questões precisam ser revistas.

Cobrir toda a cidade, todos os bairros, todas as ruas. Onde houver um gerador de material reciclável há que se ter a separação e  a coleta dos recicláveis.

Envolver as cooperativas não apenas na triagem dos materiais como também na coleta. Otimiza a mesma, evitando que existam dois sistemas de coleta acontecendo em paralelo e, ao mesmo tempo, proporciona a integração destes profissionais à coleta com responsabilidade e benefícios claros. Além disso, evita o furto de materiais e aumenta a possibilidade de geração de renda.

A utilização das áreas públicas ociosas, como as áreas embaixo de viadutos, para uso das cooperativas. Funcionando como espaços destinados ao armazenamento de materiais e garagem dos carros denominado popularmente “burro sem rabo”. Isto evitaria que os catadores fizessem grandes deslocamentos para realizar seu trabalho adequadamente. Bem como possibilitaria um acesso maior da população às cooperativas que atendem seu bairro.

Realizar a coleta através de duas modalidades integradas daria possibilidades diferentes para o envolvimento da população e facilitaria toda a logística que envolve esta coleta.

A primeira opção seria a porta a porta com caminhão gaiola, o que mantém a integridade dos materiais. A outra seriam os postos de entrega voluntária, como os planejados pela prefeitura através do programa Ecoponto e os realizados por grandes supermercados e empresas.

Quando se trata de aumentar a quantidade e a qualidade dos materiais separados pela população, a informação é primordial. Campanha educativa permanente para a população, treinamento e educação ambiental para condomínios residenciais e comerciais, comércio de rua e escolas, podem alavancar a coleta seletiva em uma cidade que nem sequer tem um depósito de lixo adequado.

Leia também:
Por que fazer a Coleta Seletiva?
Como é a Coleta Seletiva no Rio de Janeiro

Gostou dos textos? Detestou? Queremos saber!
Deixe aqui seus comentários, criticas e sugestões!
Estamos fazendo o blog para vocês e
ele é uma construção conjunta.
Ajude-nos a melhorá-lo!

Este texto está protegido por uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Link para atribuição de créditos: http://www.recicloteca.org.br?p=2156

Gostou desse post?

A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações sobre meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação.

Assuntos relacionados

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário