A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações de meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação. Entre em contato pelo email contato@ecomarapendi.org.br
Fechar janela

A bituca do cigarro até parece que não é lixo!

A bituca do cigarro é tratada pela grande maioria dos fumantes como se não fosse lixo. A tamanha naturalidade com que as bitucas são jogadas nas ruas, nas praias, em jardins e nos mais inapropriados lugares é de se preocupar.


Praia não é cinzeiro
Foto: Projeto Manuelzão

Muitos são os problemas causados por esse péssimo hábito. As bitucas descartadas incorretamente na rua podem se molhar com as chuvas, incham e tornam-se uma das causas do entupimento de bueiros e do surgimento de enchentes. Não para por aí, em áreas verdes, como parques e florestas, o descarte incorreto das bitucas pode provocar queimadas e destruir o habitat de animais e plantas. Em contato com a terra ou a areia, contamina o solo. Os produtos químicos presentes nos cigarros como o arsênico, fenol e o chumbo também podem acabar na água, envenenando peixes e microrganismos aquáticos.

 O descaso tem de parar. Algumas simples medidas podem ser tomadas pelos fumantes para ajudar a minimizar os impactos causados pelo descarte incorreto, como comprar um porta-bituca ou segurar até a lixeira mais próxima. Uma outra opção, que deveria ser adotada pela indústria, são os filtros biodegradáveis que não poluem o solo em seu processo de decomposição. Esses filtros são à base de linho, algodão orgânico, cânhamo, farinha de trigo e água. Há também um outro tipo de filtro que possui sementes de ervas, gramas ou até mesmo flores em seu interior, que, em contato com o solo, fazem brotar uma planta. Esses filtros podem mudar a história do cigarro, mas enquanto isso, em alguns municípios do Brasil, caixas coletoras de bituca de cigarro estão sendo instaladas para facilitar o descarte ecológico.

Em Santo André (SP), a Prefeitura do município em parceria com a Poiato Recicla começou o projeto das caixas coletoras e recebeu quase 11 Kg em apenas dois meses, cerca de 22.500 bitucas de cigarro. Esse projeto recicla as bitucas e gera celulose, a matéria-prima do papel. A degradação do filtro de cigarro demora mais de 5 anos para se decompor e, mesmo sendo um problema, a reciclagem do filtro do cigarro ainda não é muito popular no Brasil. Exemplos como o da Prefeitura de Santo André devem ser seguidos e multiplicados.

Saiba mais sobre o projeto:

Paço Municipal de Santo André

Vídeo Cidades e Soluções – Usina de SP transforma bitucas de cigarro


Já imaginou poder contribuir para semear a educação ambiental por aí?

Agora você pode! Seja um apoiador do Projeto Recicloteca!

Não importa o valor da doação, o que importa é ajudar a difundir informações sobre coleta seletiva, meio ambiente em geral e reciclagem. Todas as doações terão uma recompensa!!

Acesse o site abaixo e saiba mais:
https://apoia.se/recicloteca

 

Este texto está protegido por uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Link para atribuição de créditos: http://www.recicloteca.org.br/?p=20289

Gostou desse post?

A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações sobre meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação.

Assuntos relacionados

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário