A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações de meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação. Entre em contato pelo email contato@ecomarapendi.org.br
Fechar janela

Sua cidade pode ser mais saudável

Imagine uma cidade onde as pessoas são mais importantes que os carros.

Parece estranho esta proposição, afinal, as cidades não são feitas por pessoas e para pessoas?

Mas, uma pequena volta pelos grandes centros urbanos nos mostra que a realidade não é bem essa. Os carros estão espalhados por todas as partes, diminuindo o espaço destinado à circulação de  pessoas. Por vezes, parece que estamos no meio de uma guerra com eles, como bem observou a Mafalda, do Quino.

Uma explicação para essa realidade é o fato de nós, enquanto sociedade, privilegiarmos um meio de transporte individual. Ao invés de buscarmos outros tipos de modalidades que poderiam trazer mais benefícios para a sociedade como um todo. Ou ainda, lutarmos por um transporte público de melhor qualidade, com uma maior abrangência, preço mais acessível  e que possibilite a integração dos diversos modais.

O Dia Mundial Sem Carro,  que acontece no dia 22 de setembro, vem exatamente alertar as pessoas sobre os efeitos negativos dos transportes motorizados individuais e a necessidade de repensarmos a maneira como ocupamos e nos deslocamos nos espaços urbanos. Pela importância que possui, ele está ganhando a adesão de uma quantidade cada vez maior de cidades e de cidadãos. A mobilização, que começou na França com uma única cidade em 1997, conta com a participação de mais de 1.986 cidades em todo o mundo que desafiaram seus cidadãos a deixarem seus carros na garagem e buscarem outras formas de se deslocarem.

Aproveitem este dia para caminhar, tirar a bicicleta da garagem, colocar os patins e skate nas ruas, utilizar o transporte público.

Afinal de contas, a cidade é sim feita por pessoas e para pessoas. A forma como ela se configura hoje é reflexo das nossas escolhas enquanto sociedade, mas a qualquer tempo podemos mudá-la. E quando a sociedade quer fazer alguma transformação para seu benefício, ela se articula para tal, como bem ilustra a aprovação do “Projeto Ficha Limpa” e a criação do “Código do Consumidor”. Ambos tiveram origem na mobilização popular, na nossa mobilização.

Participe desta mobilização também!

Saiba mais:

O que é o Dia Mundial Sem Carro
Dia Mundial Sem Carro no Rio de Janeiro
Dia Mundial Sem Carro em São Paulo


Gostou dos textos? Detestou? Queremos saber!
Deixe aqui seus comentários, criticas e sugestões.
Estamos fazendo o blog para vocês e
ele é uma construção conjunta.
Ajude-nos a melhorá-lo!

Este texto está protegido por uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Link para atribuição de créditos: http://www.recicloteca.org.br?p=1371

Gostou desse post?

A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações sobre meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação.

Assuntos relacionados

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário