A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações de meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação. Entre em contato pelo email contato@ecomarapendi.org.br
Fechar janela

A poluição mata

Morar em um grande centro urbano tem seu ônus e bônus. Se por uma lado é possível encontrar muito mais oportunidades de trabalho, ensino e opções culturais, por outro, o espaço das grandes cidades, como estão organizadas hoje, proporciona também a exposição a uma série de poluentes que afetam a saúde e o bem-estar do nosso organismo.

Então a questão é simples: quanto você perde da sua saúde por morar em um grande centro urbano, como São Paulo? Qual o impacto no organismo humano da poluição atmosférica, sonora e visual, de engarrafamentos quilométricos, do tempo gasto em deslocamento entre um ponto e outro da cidade? A resposta parece simples: perda de qualidade de vida e, conseqüentemente, de saúde. Mas, o quanto de saúde se perde? Quais são os reais riscos ao corpo humano?

Foi isso que a equipe do programa Cidade e Soluções foi conferir na prática, buscando entender como o corpo humano interage com a cidade de São Paulo. É uma visão da cidade a partir do nosso organismo.

Segue o texto sobre esta edição do Cidades e Soluções disponibilizado no site do mesmo e o link para assisti-lo.

Vale a pena!

Poluição mata – primeiro programa

A maior cidade do país foi o laboratório para uma experiência inédita: quais os efeitos da poluição urbana sobre a saúde das pessoas? André Trigueiro foi a cobaia de uma equipe de médicos e especialistas, coordenada pelo professor Paulo Saldiva (Laboratório de Poluição Atmosférica da Faculdade de Medicina da USP). Com o apoio do Instituto Saúde e Sustentabilidade, André fez um percurso a pé, de carro e de metrô por São Paulo, enquanto eram monitorados diversos indicadores: freqüência cardíaca, inalação de material particulado e monóxido de carbono, exposição a ruído, temperatura ambiente, pressão arterial, umidade relativa do ar.

A primeira parte dessa experiência você assiste clicando aqui.

Para saber mais sobre o Instituto Saúde e Sustentabilidade, dedicado a promover a saúde e o desenvolvimento sustentável, é só clicar aqui. No site, você encontra informações sobre os projetos e eventos promovidos pelo Instituto, e o link para adquirir o livro “Meio Ambiente e Saúde: o desafio das metrópoles”, coordenado pelo professor Paulo Saldiva.

Para quem quer saber mais sobre o assunto, a diretora-presidente do Instituto Saúde e Sustentabilidade, Evangelina Vormittag, destacou dois artigos, que você confere nos links abaixo:

“Um check-up de São Paulo: a saúde precária de uma velha senhora”, publicado na revista Scientific American Brasil em abril de 2010.

“Sumário de evidências, saúde, sustentabilidade e cidadania: um observatório de caso urbano, tendo como cenário a Região Metropolitana de São Paulo”

Fonte: Cidades e Soluções

Se você quiser seguir a Recicloteca no Twitter, clique aqui.

Gostou dos textos? Detestou? Queremos saber!
Deixe aqui seus comentários, criticas e sugestões!
Estamos fazendo o blog para vocês e
ele é uma construção conjunta.
Ajude-nos a melhorá-lo!

Este texto está protegido por uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Link para atribuição de créditos: http://www.recicloteca.org.br?p=4223

Gostou desse post?

A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações sobre meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação.

Assuntos relacionados

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário