A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações de meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação. Entre em contato pelo email contato@ecomarapendi.org.br
Fechar janela

O Lixo Zero e a Cidadania

Prestes a completar 3 meses, o Programa Lixo Zero da Prefeitura do Rio multou alguns milhares de sujões, reduziu a volume de lixo recolhido do chão onde ele está presente e parte da população já percebe as ruas menos sujas.

No entanto, talvez a maior contribuição do programa não esteja nos resultados diretos em si, mas nas reflexões sociais possibilitadas pela adoção do advento da multa para quem joga lixo no chão. Mais que discutir se o Lixo Zero é bom ou ruim, certo ou errado, é a cidadania que precisa ser colocada na pauta do dia na Cidade-Maravilhosa-sede-das-olimpíadas-e-da-copa.

A população precisa se decidir entre ESTAR na cidade e SER da cidade. Quem apenas está por aí obviamente não se identifica com nada nem tem qualquer ligação com o local, portanto, é normal que esteja pouco se lixando para a cidade.  Joga lixo no chão, urina nas paredes, fura filas, avança sinal vermelho e viaja nas eleições para ‘votar em trânsito’. Ao ser flagrado pelo Lixo Zero discute com o fiscal, recorre com desculpas esdrúxulas e até agride o guarda da equipe.

Por outro lado conhecemos histórias de pessoas que vencem dificuldades, preguiça e outros motivos toscos para jogar lixo no chão e guardam seus resíduos. Alguns já faziam isso antes do Lixo Zero e outros passaram a fazer. Estes indivíduos são cidadãos de fato e de coração, querem uma cidade melhor, realmente gostam do Rio e o fazem ser a Cidade Maravilhosa, famosa no mundo todo.

Ter uma lei e fiscalização que obrigue as pessoas a se comportarem não é o que forma cidadãos. Há um caso clássico no Brasil. A maioria motoristas e passageiros só usam cinto de segurança por causa da multa, e já cresce a desobediência, pois a fiscalização afrouxou. O mesmo vale para o Lixo Zero. Se no futuro a fiscalização esmorecer a sujeira volta. E condicionar a qualidade de vida de uma cidade à fiscalização permanente é algo muto difícil. O ideal é sensibilizar e informar as pessoas, multando apenas os que realmente não entenderem os reais motivos de não se jogar lixo no chão após meses ou anos de campanha informativa. Sim, os resultados das multas são ótimos, mas hoje muita gente evita sujar – alguns apenas onde há fiscalização – porque pode ser multada, mas não sabem ao certo os problemas que a imundice causa.

Cidadania implica influir no ambiente em que se vive e não apenas se deixar levar por ele. Se você realmente faz parte de sua cidade, ame e cuide, independente de leis e de fiscalização. E não se surpreenda ao descobrir que você será o maior beneficiado.

Uma homenagem a todos que amam a sua cidade, não importa qual seja, e cuidam dela:

Saiba mais: Prepara que agora é a hora… da multa!

Se você quiser seguir a Recicloteca no Twitter, clique aqui.

Gostou dos textos? Detestou? Queremos saber!
Deixe aqui seus comentários, criticas e sugestões!
Estamos fazendo o blog para vocês e
ele é uma construção conjunta.
Ajude-nos a melhorá-lo!

Este texto está protegido por uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Link para atribuição de créditos: http://recicloteca.org.br/_bak_site_asp_2005/blog/?p=12593

Gostou desse post?

A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações sobre meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação.

Assuntos relacionados

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário