A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações de meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação. Entre em contato pelo email contato@ecomarapendi.org.br
Fechar janela

Uma troca que vale a pena!

A Justiça Federal do Rio de Janeiro está distribuindo canecas de cerâmica em todo o foro da Av. Rio Branco, no centro da cidade do Rio de Janeiro.

As canecas irão substituir os copos de plástico descartável utilizados por seus funcionários. Serão mais de 1300 canecas distribuídas para servidores, magistrados e colaboradores terceirizados, evitando, assim, que os copos de plástico, de vida tão curta em nossa mão, mas tão longa no meio ambiente, contaminem a natureza.

Pode parecer pouco, mas não é.

Imagine que um servidor público beba pelos menos dois copos de água ao longo de um dia de trabalho. Considerando que o mês tem em média 21 dias úteis, a quantidade utilizada por um único funcionário é de 42 copos por mês. Por 1.300 servidores chegamos ao número de 2.600 copos por mês ou 31.200 por ano.

Esta é a quantidade de resíduo que a Justiça Federal do Rio de Janeiro vai deixar de descartar!

Este é projeto-piloto que tem a pretensão de substituir, ao longo do tempo, os copos descartáveis para água por canecas em toda Seção Judiciária do Rio de Janeiro.

Suspendendo, assim, a compra desses copos, que levam até 400 anos para se decompor no ambiente, e, até que isso aconteça, eles contaminam a água, o solo e viram habitat para vetores nocivos, como baratas, moscas, mosquito aedes aegypti e ratos.

Essa é mais uma iniciativa louvável do setor de gestão ambiental com o apoio da Direção do Foro da Justiça Federal / Rio de Janeiro que poderia, ou deveria, ser reproduzida por várias empresas.

Que esta boa ação sirva de inspiração e exemplo para todos nós!

A empresa em que você trabalha também tem uma iniciativa semelhante?
Ou, quantos copos descartáveis sua empresa joga fora por mês?
Já pensou nisso?
Divida conosco a sua experiência!

Gostou dos textos? Detestou? Queremos saber!
Deixe aqui seus comentários, criticas e sugestões!
Estamos fazendo o blog para vocês e
ele é uma construção conjunta.

Este texto está protegido por uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Link para atribuição de créditos: http://www.recicloteca.org.br?p=3165

Gostou desse post?

A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações sobre meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação.

Assuntos relacionados

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário