A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações de meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação. Entre em contato pelo email contato@ecomarapendi.org.br
Fechar janela

Rede ecológica: agroecologia familiar e consumo responsável

Consumo responsável, agroecologia, agricultura familiar e autogestão?

rede ecológica

A REDE ECOLÓGICA é um movimento social que visa a fomentar o consumo ético, solidário e ecológico. É constituída de grupos de consumidores que realizam compras coletivas diretamente de pequenos produtores agroecológicos / orgânicos, o que viabiliza a compra desses produtos a preços acessíveis e, ao mesmo tempo, apoia as iniciativas desses produtores.

Nascida em outubro de 2001, a partir da iniciativa de alguns moradores no bairro da Urca, a Rede Ecológica possui atualmente diversos núcleos, a maioria em bairros da cidade do Rio de Janeiro, mas alguns em cidades vizinhas:

Rio de Janeiro (município):

Demais municípios

As entregas ocorrem sempre aos sábados de manhã. O funcionamento de cada núcleo varia, podendo ser semanal, quinzenal ou mensal.

Além das compras coletivas, a Rede desenvolve uma série de atividades externas relacionadas a reaproveitamento de embalagens, agroturismo, representação em campanhas, grupos de trabalho e organizações envolvidas com as temáticas de segurança alimentar, agricultura urbana, agroecologia e economia solidária – o que confere a ela a qualidade de um verdadeiro movimento social. Tais atividades vêm se tornando cada vez mais importantes para alimentar as mudanças que consideramos tão necessárias em nossa sociedade, em direção a uma ideologia mais agroecológica. Para isso, incentivamos fortemente também a criação de novos grupos organizados como o nosso.

Até meados de 2010 a Rede funcionou com uma coordenação e a realização de assembléias, hoje substituídas por reuniões de núcleo com peso de miniassembléias. Agora, o encaminhamento das decisões gerais cabe a uma comissão gestora, integrada por 2 representantes de cada núcleo, com funcionamento em rodízio.

A participação na Rede Ecológica é aberta a qualquer pessoa que se identifique com seus princípios (é muito importante ler sobre esses princípios, pois a Rede tem uma forma muito peculiar de funcionamento, que envolve, por exemplo, a necessidade de trabalhos internos voluntários para o seu funcionamento).

Para fazer parte das compras coletivas da Rede, é preciso se associar. O associado assina um TERMO DE COMPROMISSO e passa a receber uma carta semanal com as chamadas abertas para os pedidos online, além de informações sobre as atividades desenvolvidas, campanhas, abaixo assinados, dicas de consumo, ofertas de serviços e produtos etc.

Desde abril de 2013, o código do sistema de pedidos da Rede Ecológica está disponível como software livre, para que outros grupos de consumo consciente possam utilizá-lo: https://github.com/redeecologica/pedidos.

QUER PARTICIPAR DA REDE ECOLÓGICA RIO?

PARTICIPE da próxima acolhida para novas associações da Rede Ecológica!

Faça sua pré-inscrição neste formulário ON-LINE.

SAIBA MAIS:

Site Oficial da Rede Ecológica Rio


Rede Ecológica: um novo consumo acontece from Rede Ecológica no YouTube.


Já imaginou poder contribuir para semear a educação ambiental por aí?

Agora você pode!

Não importa o valor da doação, o que importa é ajudar a difundir informações sobre coleta seletiva, meio ambiente em geral e reciclagem. Todas as doações terão uma recompensa!!

Acesse o site abaixo e saiba mais:
https://apoia.se/recicloteca

Este texto está protegido por uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Link para atribuição de créditos: http://www.recicloteca.org.br/?p=20686

Gostou desse post?

A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações sobre meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação.

Assuntos relacionados

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário