A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações de meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação. Entre em contato pelo email contato@ecomarapendi.org.br
Fechar janela

Economize eletricidade e água com método simples e gratuito

Economize fácil com essa dica simples de aplicação diária!

A recente crise da água que atingiu o Brasil em 2015 nos confrontou com a dura realidade de países onde a disponibilidade de água é escassa sempre. As dicas para que se economize esse recurso se tornaram comuns na mídia e nas rodas de conversa, ilustrando que a mobilização em torno de graves problemas ambientais é fundamental para minimizar ou eliminar os danos à sociedade.

O mesmo ocorreu há alguns anos com a crise no setor elétrico quando alguns apagões geraram insegurança e receio de que a economia brasileira pudesse frear, sem contar com os transtornos à população como um todo. Novamente a economia de energia ganhou espaço em nosso cotidiano. Várias dicas surgiram e foram disseminadas pelos meios de comunicação.

Pois esta dica impacta positivamente estes dois recursos fundamentais nas sociedades modernas. É uma forma gratuita, rápida, fácil e revolucionária para se economizar cerca de 70% de energia elétrica e de água no banho com chuveiro elétrico. Com este método simples e de custo zero qualquer pessoa pode tornar a hora do banho um importante momento de sustentabilidade doméstica, pois o consumo consciente traz inúmeros benefícios.

Para isso basta fechar a torneira enquanto se ensaboa, simples assim. Calculando o tempo de torneira aberta durante o banho com adoção dessa técnica é possível que se economize muita água e energia. Imagine que num banho de 10 minutos apenas 3 minutos são necessários para molhar e depois enxaguar o corpo. Em uma semana essa pessoa poupou 49 minutos, 210 minutos em 30 dias, 2555 minutos em 1 ano. É como se você deixasse de usar o chuveiro elétrico durante 3,5 horas por mês ou 42 horas por ano ou 7 kWh!

economize

Quando uma simples torneira pode fazer seu banho ficar mais sustentável.

Economize usando o Chuveiro Elétrico com consciência!

A potência do chuveiro varia de acordo com a posição da chave. Pode variar de 4.500 a 6.000 watts no modo Inverno (quente) ou de 2.100 a 3.500 watts no modo Verão (morno). O consumo por hora (60 minutos) de uso é de 4,50 a 6,0 kWh (quilowatts-hora) na posição Inverno e de 2,10 a 3,50 kWh no Verão. Para calcular o consumo do seu chuveiro, basta utilizar a regra abaixo:

Consumo = (potência em watt/1000) x (tempo) número de horas = total em KWh

Assim, se a potência for de 5.500 W e a utilização por determinado período for de 2 horas, o consumo total expresso em kWh será de = 5.500w/1000 X 2 = 11 kWh.

Fonte: ANEEL

Este texto está protegido por uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Link para atribuição de créditos: http://www.recicloteca.org.br/?p=16741

Gostou desse post?

A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações sobre meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação.

Assuntos relacionados

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário