A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações de meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação. Entre em contato pelo email contato@ecomarapendi.org.br
Fechar janela

Moradias populares do Estado do Rio poderão ter telhados brancos

Projeto de lei, aprovado em primeira discussão,
visa a reduzir aquecimento do planeta

Imagem ilustrativa. Fonte: Valelar

Uma prática simples de combate ao fenômeno do aquecimento global, a pintura dos telhados na cor branca poderá ser instituída nas habitações populares do Estado do Rio. Na última terça-feira, a Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) aprovou, em primeira discussão, o projeto de lei que determina a adoção dessa medida nos imóveis que venham a ser construídos pela Companhia Estadual de Habitação (Cehab). Segundo o autor do projeto, de número 2.107/09, deputado Luiz Paulo (PSDB), essa iniciativa já compensará parte do gás carbônico emitido pelo estado. “O projeto representa uma economia de energia, pois com a reflexão da luz do sol, se reduz a necessidade de consumo”, afirmou.

Segundo a Diretoria de Comunicação Social da Alerj, não foi apresentada qualquer emenda ao projeto, aprovado por unanimidade. A proposição segue, agora, para segunda votação e, caso receba novo aval, será submetida à sanção do governador Sérgio Cabral.

Estado de São Paulo foi pioneiro na iniciativa

Com a medida, que segue a proposta da campanha “One Degree Less – Um Grau a Menos”, é possível reduzir de dois a três graus a temperatura no interior dos imóveis. E em até um grau a das cidades, caso haja um grande número de telhados na cor, segundo informações do Green Building Council (GBC), entidade que promove essa ação global.

Segundo o Lawrence Berkeley National Laboratory, cujos dados sustentam a campanha, a cada cem metros quadrados de cobertura pintada de branco são compensadas dez toneladas de CO2 ao ano.

No ano passado, o movimento já havia obtido a adesão da Companhia de Desenvolvimento Habitacional de São Paulo, que se comprometeu a pintar de branco os telhados de conjuntos habitacionais novos e antigos do estado. O primeiro passo foi dado no município de Ilhabela, onde os prédios de um residencial receberam a pintura. Cubatão, Itanhaém, Piraju e Valinhos também terão conjuntos com as coberturas claras.

Fonte: O Globo

Se você quiser seguir a Recicloteca no Twitter, clique aqui.

Gostou dos textos? Detestou? Queremos saber!
Deixe aqui seus comentários, criticas e sugestões!
Estamos fazendo o blog para vocês e
ele é uma construção conjunta.
Ajude-nos a melhorá-lo!

Este texto está protegido por uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Link para atribuição de créditos: http://www.recicloteca.org.br?p=4068

Gostou desse post?

A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações sobre meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação.

Assuntos relacionados

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário