A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações de meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação. Entre em contato pelo email contato@ecomarapendi.org.br
Fechar janela

O maior rio seco do mundo

Durante muito tempo, esse título pertenceu ao Jaguaribe, que se estende por 630 quilômetros no sertão cearense

Por Redação da Revista Cyan


É curioso e parece contraditório que um curso d’água ostente o título de “o maior rio seco do mundo”. Mas esta foi a alcunha que o Jaguaribe recebeu por muitos e muitos anos. Serpenteando o árido sertão cearense por 630 quilômetros, o rio sempre sofreu influência das variações pluviométricas da região.

Durante alguns meses – de janeiro a julho -, sua bacia hidrográfica recebia a água que caía do céu e ele tornava-se caudaloso. No restante do ano, praticamente não chovia e o rio minguava pouco a pouco, até que se iniciasse um novo ciclo de chuvas.

Na época da estiagem, porém, muitos dos seus braços secavam completamente, expondo o leito ora arenoso, ora pedregoso. E quando o período de chuvas era fraco, acontecia de a água sumir em longas extensões do rio. Uma das secas mais terríveis foi a de 1915, o ocasião em que o Jaguaribe secou quase completamente.

Mas isso mudou depois da construção do açude Orós, no século 20. Localizado na região centro-sul do Ceará, o açude foi erguido no leito do rio e o perenizou.

Hoje, a maior ameaça que paira sobre o Jaguaribe, o maior rio cearense, é o lixo e a poluição. O curso d’água abastece várias cidades do interior cearense, entre elas Russas, Limoeiro do Norte e Aracati – esta última já na costa do Estado, onde o rio encontra o Oceano Atlântico.

Fonte: Movimento Cyan

Se você quiser seguir a Recicloteca no Twitter, clique aqui.

Gostou dos textos? Detestou? Queremos saber!
Deixe aqui seus comentários, criticas e sugestões!
Estamos fazendo o blog para vocês e

ele é uma construção conjunta.
Ajude-nos a melhorá-lo!

 


Agora você pode ser um apoiador do Projeto Recicloteca.

Já imaginou poder contribuir para semear a educação ambiental por aí?

Agora você pode!

Não importa o valor da doação, o que importa é ajudar a difundir informações sobre coleta seletiva, meio ambiente em geral e reciclagem. Todas as doações terão uma recompensa!!

Acesse o site abaixo e saiba mais:
https://apoia.se/recicloteca

Este texto está protegido por uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Link para atribuição de créditos: http://recicloteca.org.br/_bak_site_asp_2005/blog/?p=5573

Gostou desse post?

A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações sobre meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação.

Assuntos relacionados

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário