A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações de meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação. Entre em contato pelo email contato@ecomarapendi.org.br
Fechar janela

Água Virtual: da produção ao desperdício e consumismo

Um dos problemas que enfrentamos hoje com relação ao uso da água é o que os especialistas chamam de Água Virtual. Que nada mais é do que a água utilizada na produção de bens de consumo, como computadores, roupas, alimentos etc. É uma quantidade monumental de água que não aparece na contabilidade dos produtos.

Este conceito nos remete diretamente ao que o desperdício e o consumismo representam de impacto na manutenção da água como um direito universal. Toda vez que compramos algo, mesmo que não tenha água em sua composição, estamos comprando também o impaco ambiental da água utilizada na produção do que foi comprado. Por isso é muito importante comprar com consciência, usar com cautela e evitar o descarte prematuro, seja por mal uso ou por nos rendermos ao consumismo motivado pela obsolescência programada.

No que se refere aos alimentos a consciÇencia da água virtual utilizada na produção de carnes, leite, queijo, grãos etc deve nos motivar a cuidar bem dos alimentos, evitando que eles estraguem inadvertidamente. O desperdício de comida, que vai da produção ao consumidor final, joga fora não só o alimento, mas a água, a energia e outros insumos usados para plantar e criar o que nos servirá de alimento.

Produto                           Água Virtual

1 xícara de café 140 litros
1 hambúrger 2.400 litros
1 kg de alumínio 100 mil litros
1 kg de trigo 1.300 litros
1 kg de arroz 2.400 litros
1 kg de milho 900 litros
1 kg de açúcar 100 litros
1 kg de frango 3.900 litros
1 kg de carne 15.500 litros
1 taça de vinho 120 litros
1 folha A4 10 litros
1 computador 1.500 litros
1 litro de cerveja 4 a 7 litros
1 calça jeans 10 mil litros
1camiseta de algodão 2.700 litros
1 carro 400 mil litros

O Brasil, por possuir 12% da água doce mundial e ser um grande exportador de produtos, acaba sendo também um dos principais exportadores de água virtual.

água virtual

Saiba quem criou o termo Água Virtual

Professor Tony Allan, do King´s College de Londres, inventou o conceito de “água virtual”, que mede o fluxo de recursos hídricos no comércio internacional. Nesta entrevista, ele fala de seu novo livro e sobre a importância da agricultura e do comércio internacional para a gestão de água.


Fonte:O Eco


Já imaginou poder contribuir para semear a educação ambiental por aí?

Agora você pode!

Não importa o valor da doação, o que importa é ajudar a difundir informações sobre coleta seletiva, meio ambiente em geral e reciclagem. Todas as doações terão uma recompensa!!

Acesse o site abaixo e saiba mais:
https://apoia.se/recicloteca

Este texto está protegido por uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Link para atribuição de créditos: http://www.recicloteca.org.br?p=4880

Gostou desse post?

A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações sobre meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação.

Assuntos relacionados

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário