O WWF – Brasil e o Pacto em Defesa das Cabeceiras do Pantanal, aliança que envolve mais de 70 entidades do setor público, privado e da sociedade civil organizada, lançaram, no dia 28 de maio, um vídeo para alertar sobre a necessidade de preservação dos recursos hídricos da região.
Os atores comediantes mato-grossenses Lioniê Vitório e Justino Astrevo, criadores da dupla de personagens Nico e Lau, mostram no vídeo a importação da conservação das “caixa d’água do Pantanal”, composta pelos 25 municípios que contêm 30% das águas que o alimentam. Eles mostram como isso afeta a vida das pessoas, inclusive as indústrias da região. Estes 30% de água que abastecem a planície pantaneira e que estão em alto risco ecológico.
Confira o vídeo:
Fonte: Revista Saneamento Ambiental
Saiba mais sobre o WWF
1. O WWF -Brasil é uma ONG brasileira, participante de uma rede internacional e comprometida com a conservação da natureza dentro do contexto social e econômico brasileiro;
2. O WWF -Brasil age baseado em sólido conhecimento técnico-científico;
3. O WWF -Brasil identifica problemas de conservação, concebendo e implementando, geralmente com parceiros, projetos de caráter demonstrativo que apontam soluções para esses problemas;
4. O WWF -Brasil trabalha ativamente para que as soluções ou prioridades em termos de conservação sejam adotadas, gerando produtos para audiências específicas e articulando ações de políticas públicas a partir dos resultados obtidos em seus projetos ou diagnósticos;
5. O WWF -Brasil é comprometido com o fortalecimento do movimento ambientalista brasileiro e com o engajamento da sociedade na conservação da natureza;
6. O WWF -Brasil mantém uma ampla base social, que inclui seu quadro de afiliados, parceiros e doadores;
7. O WWF -Brasil é uma instituição ágil, que arrecada e administra seus recursos de forma eficaz e transparente.
Saiba mais sobre o Pantanal
Águas que unem
Também chamado de “reino das águas”, esse imenso reservatório de água doce é muito importante para o suprimento de água, a estabilização do clima e a conservação do solo.
O Pantanal é a maior área úmida continental do planeta. Ele ocupa parte dos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e estende-se pela Bolívia e Paraguai.
A região concentra uma rica biodiversidade. Já foram registradas no Pantanal pelo menos 4.700 espécies, incluindo plantas e vertebrados. Desse total, entre as quais estão 3.500 espécies de plantas (árvores e vegetações aquáticas e terrestres), 325 peixes, 53 anfíbios, 98 répteis, 656 aves e 159 mamíferos.
Devido a sua importância ambiental, o bioma foi decretado Patrimônio Nacional, pela Constituição de 1988, e Patrimônio da Humanidade e Reserva da Biosfera, pelas Nações Unidas, em 2000.
Fonte: (Mittermeier, 2002; PCBAP, 1997; Azurduy ed., 2008).
O QUE SÃO ÁREAS ÚMIDAS?
Ciclo das águas garante riqueza ambiental
A partir de novembro, com o início do trimestre chuvoso nas regiões altas da bacia hidrográfica, sobe o nível dos rios, provocando as enchentes na planície. Em maio, as chuvas param e as águas começam a baixar lentamente.
Nos terrenos alagados são formados inúmeros corixos e vazantes e uma grande quantidade de peixes fica retida em lagoas e baías.
A abundância atrai muitas aves em busca de alimento, formando um belo espetáculo.
É esse movimento que garante a manutenção das espécies e torna o Pantanal um lugar especial, único, mas também frágil.
Qualquer alteração nesse ciclo hidrológico pode comprometer toda essa rica biodiversidade.
SÍTIOS DE RAMSAR
Reserva da Biosfera



Este texto está protegido por uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional