A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações de meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação. Entre em contato pelo email contato@ecomarapendi.org.br
Fechar janela

Desafio de Robótica tem como tema o LIXO

fonte: Wikipédia, SESI

A FIRST LEGO League (FLL) é um programa internacional sem fins lucrativos, para quase 300.000 jovens com idades entre 9 a 16 anos de mais de 80 países (www.firstlegoleague.org/). No Brasil é organizada pelo Serviço Social da Indústria (SESI). Página do evento no Brasil

A FLL foi criada pela Fundação FIRST (“For Inspiration and Recognition of Science and Technology“) com a ajuda do LEGO Group com a finalidade divulgar o conceito da FIRST, de inspirar e celebrar a ciência e a tecnologia entre os jovens, utilizando contextos do mundo real.

A cada ano o programa baseia-se num tema diferente, relacionado com as ciências e a comunidade internacional. Assim, cada desafio dentro da competição é ligado a esse tema.

A temporada de Robótica 2015/2016

“Não estamos falando de lixo – nós estamos fazendo a limpeza!” Diz o site do Desafio FIRST LEGO LEAGUE, lançando a temporada 2015/2016 – Trash Trek. As equipes devem desenvolver soluções para produzir menos lixo ou melhorar a maneira que as pessoas lidam com o lixo que fazem. E é claro, ao final, compartilhar essa solução!

robótica

A prova de robótica envolve utilizar princípios de engenharia para criar e programar um robô de um material desenvolvido pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) em parceria com o LEGO Group: o LEGO Mindstorms (linha de brinquedos voltada para educação tecnológica). O robô, construído em equipe pelos jovens, terá que cumprir várias tarefas e soluções ligadas ao tema LIXO. Durante a temporada, as equipes de jovens reúnem-se para projetar e partilhar os seus conhecimentos e ideias. Desse modo, a FLL visa despertar nos jovens o entusiasmo pela descoberta, a ciência, a tecnologia e o empreendedorismo, sendo orientadas pelo seu treinador e assistidas por mentores.

No Rio de Janeiro, a EQUIPE Stan Geek pesquisou e esteve na Recicloteca-Centro de Informações sobre Reciclagem e Meio Ambiente para aprimorar seus conhecimentos sobre resíduos (lixo), coleta seletiva, reciclagem e mais outras questões que envolvem o Projeto.

Os 5 membros da Stan Geek (página) estarão no próximo Torneio da temporada Brasil, dias 11 e 12 de dezembro em Belo Horizonte, apresentando a pesquisa, o protótipo de coletor inteligente e por último, o Desafio do robô, que é quando os robôs autônomos cumprem missões na mesa da competição.

12278981_456942781162779_4762253688571935470_n (1)Carol, Marc, Desiree e demais membros da Equipe Stan Geek estão mais do que preparados para unir tecnologia, robótica e coleta seletiva para este Desafio!!!

 

Este texto está protegido por uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Link para atribuição de créditos: http://www.recicloteca.org.br/?p=16550

Gostou desse post?

A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações sobre meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação.

Assuntos relacionados

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário