A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações de meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação. Entre em contato pelo email contato@ecomarapendi.org.br
Fechar janela

Consumo de energia é influenciado pelo modo Stand By dos eletrodomésticos

Gerar economia de energia no dia a dia parece um desafio constante na vida dos brasileiros, visto os últimos aumentos na conta de energia enfrentados por alguns cidadãos. Pequenas atitudes podem fazer toda diferença no fim do mês, quando a conta de luz chega em casa. Atualmente no Brasil, o combate ao desperdício poderia reduzir os 643,7 mil Gigawatts-hora de energia consumidos no ano passado, total 3,5% superior ao registrado em 2012. A alta foi puxada exatamente pelos consumidores residenciais, responsáveis pelo maior aumento da demanda (6,1%).

Ao analisar os hábitos da nossa rotina existe um que, apesar de inofensivo, pode acarretar uma economia significativa na energia do seu lar: existentes hoje em quase todos aparelhos eletrônicos, desde os micro-ondas, passando pelas TV e home theaters, as luzes de Stand By (modo de espera) também são responsáveis por gastar energia.

Segundo pesquisas da Proteste – Associação de Consumidores, deixar os eletrodomésticos no modo de espera, na tomada ou com a luz vermelha acesa, aguardando o acionamento por controle remoto, influencia no consumo de energia gerando mais despesa na conta de luz, além de impactar o planeta.

A pesquisa ainda afirma que o mecanismo de stand by serve apenas para propiciar uma resposta levemente mais rápida ao se ligar aparelhos pelo controle remoto, mas praticamente não tem qualquer efeito acelerador em outros equipamentos, como o micro-ondas, por exemplo.

Um dos maiores vilões do stand by é o miro-ondas, pois se o aparelho for ligado 20 minutos por dia e o restante deixado no modo stand – que serve apenas para manter em operação o relógio digital – isso vai custar R$ 2,25 a mais por ano no Rio e R$ 1,92 em São Paulo.

Aparelhos como sons portáteis, ar condicionado Split e TVs também somam uma quantia significativa na conta de luz. As recomendações são que, sempre que possível, se deixe eletrodomésticos fora da tomada ou desligados e se adote medidas conscientes como trocar lâmpadas comuns pelas de LED ou fluorescentes, manter a temperatura da geladeira menos alta em dias menos quentes e só comprar eletrodomésticos com o selo de eficiência Procel.

Fonte: Site Energia Mais

Este texto está protegido por uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Link para atribuição de créditos: http://www.recicloteca.org.br/?p=14019

Gostou desse post?

A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações sobre meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação.

Assuntos relacionados

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário