A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações de meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação. Entre em contato pelo email contato@ecomarapendi.org.br
Fechar janela

Petróleo: filme aborda os impactos sociais e ambientais da sua exploração

Passaram-se centenas de milhões de anos para a formação do petróleo no planeta Terra e apenas 150 anos para a humanidade consumir metade das reservas globais.

Impacto do Petróleo é filme obrigatório para todos

O documentário “O Impacto do Petróleo”, escrito e dirigido por James Jandak Wood, expõe a relação de dependência da nossa civilização com a energia barata e abundante fornecida pelos combustíveis fósseis nesses últimos 150 anos. Mas essa era de prosperidade pode ter chegado ao fim. Para entender essa realidade é preciso analisar o conceito do “pico do petróleo”, e as consequências desse fenômeno para a economia global.
O filme analisa as medidas (ou a ausência de) que os governos vêm tomando para lidar com a iminente crise energética. Também são mostrados os efeitos nocivos do uso indiscriminado dos combustíveis fósseis para o meio ambiente na era do aquecimento global.

Fonte: YouTube

Fonte: Pensamento Verde

O petróleo é uma substância oleosa e inflamável, composta principalmente de hidrocarbonetos e também nitrogênio, enxofre e oxigênio em quantidades menores. Sua extração pode ser feita em terra firme ou no assoalho oceânico, através de plataformas que bombeiam o óleo para navios ou oleodutos. Neste processo, inúmeros fatores e situações podem acarretar o vazamento do petróleo, causando enormes danos ao meio ambiente.

Todo derramamento de petróleo, independente das proporções, é considerado uma catástrofe ambiental. A substância se propaga rapidamente pelo mar, formando uma mancha negra que contamina a água e compromete a vida de espécies marinhas. A camada superficial formada pelo óleo bloqueia a passagem de luz, impossibilitando o processo de fotossíntese e impedindo a troca de gases entre a água e o ar.

Esse impacto afeta todo o ecossistema marinho. Os peixes, quando entram em contato com a substância, morrem por asfixia. As aves marinhas podem sofrer com a intoxicação ou pela impregnação do petróleo em suas penas, o que impede o voo e a regulagem da temperatura corporal, problema que também afeta os mamíferos marinhos. A ingestão do líquido também provoca a morte de diversas espécies. Além disso, o derramamento de petróleo prejudica comunidades litorâneas que sobrevivem da pesca.

A contenção das manchas de petróleo no mar é bastante difícil, uma vez que as correntes marítimas e de ar atuam na dispersão do óleo pelas águas. Um dos métodos mais utilizados é a aplicação de agentes biológicos fertilizantes, como fósforo e nitrogênio, que promovem o crescimento de micro-organismos que atuam na dissolução do petróleo.


Agora você pode ser um apoiador do Projeto Recicloteca.

Já imaginou poder contribuir para semear a educação ambiental por aí?

Agora você pode!

Não importa o valor da doação, o que importa é ajudar a difundir informações sobre coleta seletiva, meio ambiente em geral e reciclagem. Todas as doações terão uma recompensa!!

Acesse o site abaixo e saiba mais:
https://apoia.se/recicloteca

Este texto está protegido por uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Link para atribuição de créditos: http://www.recicloteca.org.br/?p=17205

Gostou desse post?

A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações sobre meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação.

Assuntos relacionados

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário