A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações de meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação. Entre em contato pelo email contato@ecomarapendi.org.br
Fechar janela

Coleta de Óleo Usado financia Curso Preparatório para Escola Técnica no RJ

A Escola Técnica Estadual Juscelino Kubitschek (ETEJK) mantém um projeto de Agenda 21 escolar, com foco na sustentabilidade e educação socioambiental. Iniciado em 2013 pela professora Caroline Porto, o trabalho envolve cerca de 40 alunos voluntários e as ações da escola já influenciam a comunidade do seu entorno no bairro de Jardim América, Zona Norte do Rio de Janeiro.

O grupo produziu um mapa, um diagnóstico e uma história socioambiental do bairro, além de uma linha do tempo desde sua ocupação até os dias atuais. Estes produtos serviram de base para a definição de projetos de intervenção na localidade para melhorar a qualidade de vida e as condições ambientais. A iniciativa pioneira foi a criação de um sistema de coleta de óleo usado para garantir destinação adequada a esse resíduo. Inicialmente essa coleta serviria para diminuir o impacto causado nos rios da região. Contudo, se mostrou uma oportunidade de geração de recursos para serem usados em atividades desenvolvidas em prol do bairro.

Nas reuniões semanais a equipe percebeu que os alunos das redondezas tinham dificuldades de entrar para a ETEJK/FAETEC devido à falta de preparo para o concurso. Assim nasceu a ideia de realizar um curso preparatório para a prova de admissão. Firmaram uma parceria com a Escola Municipal Herbert Moses e selecionaram alunos interessados e participativos nas aulas (não por suas notas) para as aulas de reforço na própria ETEJK.

Os dois professores do curso (de português e matemática) são integrantes/voluntários do projeto e recebem mensalmente uma ajuda de custo no valor de R$260,00 cada, proveniente da venda do óleo vegetal.

Sustentabilidade e educação de mãos dadas

Em 2014 a primeira campanha de coleta de óleo usado arrecadou 3.000 litros que seriam jogados no esgoto, poluindo rios, mas foi vendido para o produção de biodiesel e sabão, custeando as aulas da primeira turma. De 2014 a 2016 foram recolhidos e destinados corretamente 5.000 litros. Em 2017 já foram recolhidos 2.300 litros.

Segundo a Sabesp, um litro de óleo pode poluir mais de 20.000 litros de água, portanto o projeto visa beneficiar as cerca de 25.000 pessoas que residem no bairro de Jardim América com a diminuição do impacto nos rios Acari, dos Cachorros e Pavuna/Meriti.

Para manter o curso, são necessários cerca de 600 litros de óleo vegetal usado por mês. Trezentos litros são arrecadados pelos próprios alunos do curso, com seus familiares, vizinhos e comércio. Os demais são obtidos no JK, com uma gincana intercursos (Copa JK), além da cozinha da escola e de parcerias com os comércios locais.

Participantes do pré-técnico melhoraram suas notas em 30%

O Pré-Técnico teve início em 2014 com um projeto-piloto, sendo um curso intensivo no mês de novembro, e abrangeu 18 alunos da Escola Municipal Herbert Moses. Ao ingressar no curso eles fizeram um simulado no qual acertaram em média 9 questões de um total de 48. Os mesmos alunos, cerca de um mês depois, acertaram em média 17 questões das 48 aplicadas no concurso da FAETEC. No geral os alunos do pré-técnico tiveram mais de 30% de aumento, avaliados por simulados e pela nota que obtiveram no concurso. Uma aluna foi aprovada para o curso de administração da ETE JK e atualmente também é voluntária no projeto. Outros quatro alunos foram aprovados para outras escolas técnicas públicas em 2015.

Atualmente a turma tem 30 alunos aulas que começam em abril e seguem até novembro, sendo realizadas duas vezes por semana no período da tarde. O curso já é bastante conhecido no bairro e há diversos alunos interessados em participar. Em 2016 os alunos da EM Herbert Moses que estudam no período da tarde solicitam que seja aberta uma turma no período da manhã para que eles possam participar, mas com a crise no Governo do Estado do RJ isso não foi possível devido aos constantes atrasos e falta de infra-estrutura, e apenas uma turma foi aberta. O mesmo ocorreu em 2017 cujo ano letivo começou com muito atraso e apenas uma turma foi oferecida.

Projeto foi premiado por seguradora em 2016

Neste ano a Prudential Seguros lançou o Prêmio Prudential Espírito Comunitário voltado para premiar jovens voluntários em projetos sociais. A aluna Thais da Silva Oliveira Mendes se inscreveu com o projeto do Óleo e foi laureada com o 3º lugar entre 26 projetos finalistas.

Medalha de bronze premio prudential

A iniciativa premiada rendeu uma matéria no programa Como Será? da Rede Globo, no suplemento Veja Rio e no Globo Repórter.

Saiba mais em nossa página:

Agenda 21 na escola: um exemplo do Rio de Janeiro


Já imaginou poder contribuir para semear a educação ambiental por aí?

Agora você pode! Seja um apoiador do Projeto Recicloteca!

Não importa o valor da doação, o que importa é ajudar a difundir informações sobre coleta seletiva, meio ambiente em geral e reciclagem. Todas as doações terão uma recompensa!!

Acesse o site abaixo e saiba mais:
https://apoia.se/recicloteca

Este texto está protegido por uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Link para atribuição de créditos: http://www.recicloteca.org.br/?p=17330

Gostou desse post?

A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações sobre meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação.

Assuntos relacionados

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário