A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações de meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação. Entre em contato pelo email contato@ecomarapendi.org.br
Fechar janela

Para que tanto?

Você já se deparou com esta questão: para que tanto?

Na verdade, os mais antigos viam na abundância um sinal de sucesso e prosperidade. Mas, a abundância nem sempre é um bom sinal. Principalmente em uma sociedade na qual nós estamos falando o tempo todo sobre a escassez dos recursos naturais, afinal de contas, eles são finitos.

Semana passada, nós tivemos um exemplo da malfadada abundância, no caso, de embalagens. Uma colega de trabalho nos trouxe uma caixa de medicamento com um único comprimido dentro. Sendo que ela teria que tomar três doses do medicamento, isto é, ela teria que comprar três caixas do mesmo medicamento. A primeira coisa que nos veio a cabeça foi:  por que uma caixa tão grande para conter um único comprimido?

E olha que não foi a primeira vez que a indústria farmacêutica nos surpreendeu. Em 2007, descobrimos uma caixa de medicamento com uma única cartela de seis comprimidos, onde, na verdade caberiam pelos menos duas cartelas de 10 comprimidos cada. Durante muito tempo, este exemplo de caixa de medicamento compôs a nossa “Caixinha da Vergonha”.  Que nada mais era do que uma caixa com várias embalagens que considerávamos uma vergonha, como embalagem longa vida para conservar água ou embalagem de PET metalizada, o que inviabiliza a reciclagem de um material que seria totalmente reciclável.

É neste momento que nos deparamos com a questão: para que tanto? Por que tudo que nós compramos vem com tanta embalagem? É uma fruta, que vem dentro de uma bandeja de isopor, que vem enrolada em um plástico filme, que por sua vez vem etiquetado. Mas, você não queria somente a fruta? Por que levar estas embalagens para casa? Ou ainda, por que pagar por uma embalagem que tem por única finalidade ser descartada?

Sim. Sim. Não sejamos tão radicais. A embalagem tem uma finalidade sim. Ela serve para proteger o produto que estamos comprando. Mas, embalagem em excesso só serve para sobrecarregar a extração de recursos naturais, utilizar água e energia para produção de algo desnecessário, onerar nossos bolsos e diminuir o tempo de vida dos depósitos de lixo. Nenhuma dessas consequências é legal para a sociedade como um todo.

O que fazer então?

Uma opção é consumir produtos com uma quantidade menor de embalagens ou produtos que venham em embalagens econômicas. Outro caminho é reclamar e demandar dos fabricantes produtos que venham com uma quantidade menor de embalagens.

Que tal começar a influir na produção dos produtos que você quer consumir?

Este texto está protegido por uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Link para atribuição de créditos: http://recicloteca.org.br/_bak_site_asp_2005/blog/?p=6213

Gostou desse post?

A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações sobre meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação.

Assuntos relacionados

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário