A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações de meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação. Entre em contato pelo email contato@ecomarapendi.org.br
Fechar janela

Guia para formação de cooperativas de materiais recicláveis

guia

O Instituto de Projetos e Pesquisas Socioambientais (IPESA) sistematizou seu método de capacitação, formação e ensino de técnicas de gestão para cooperativas de catadores de materiais recicláveis a partir dos bons resultados alcançados no fortalecimento destes grupos e criou um guia para formação de cooperativas de materiais recicláveis com patrocínio do Programa Ambev Recicla.

Com uma tiragem de 10 mil exemplares, o livro será destinado gratuitamente aos mais de 5.500 municípios do território nacional, com o objetivo de estimular governantes, organizações e a população a desenvolverem sistemas de coleta seletiva, com inclusão e contratação de organizações de catadores. Além da versão impressa, os interessados poderão baixar o guia pela internet.

Escrito em parceria com a Editora Peirópolis, patrocinado pela Natura e pela Ambev, e com o apoio do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis, o livro nasceu a partir das seguintes motivações:
– A Política Nacional de Resíduos Sólidos, pela qual todos os municípios deverão incluir os catadores organizados em seus sistemas de coleta seletiva;
– Os ótimos resultados obtidos ao longo dos últimos 8 anos de experiências e vivências;
– A carência de referências bibliográficas na área.

Com essa publicação, o IPESA busca:
– Compartilhar e disseminar os métodos e ferramentas utilizados pela nossa equipe;
– Possibilitar sua reaplicação e aprimoramento, dividindo o conhecimento construído;
– Estimular municípios a desenvolver sistemas de coleta seletiva com inclusão e contratação de organizações de catadores;
– Contribuir para o desenvolvimento e profissionalização das organizações de catadores, um desafio enfrentado para a formalização das parcerias entre as cooperativas e o poder público;
– Divulgar boas experiências de cooperativas de catadores, mostrando que é possível trabalhar de forma autônoma e autogestionária.

Ao compartilhar este método, esperam contribuir com o trabalho de todas as pessoas que de alguma forma estão envolvidas com a gestão e formação de cooperativas de catadores: gestores municipais, organizações da sociedade civil, associações, incubadoras, universidades, pesquisadores, empreendedores sociais, empresários e demais entidades apoiadoras, além, é claro, das próprias organizações de catadores, os maiores interessados em alternativas de como lidar com o lixo de maneira organizada e sustentável.

Para baixar GRATUITAMENTE seu guia CLIQUE AQUI.

Também é possível vê-lo on line no site do MNCR.

Fonte: Ambev Recicla e site dolixoacidadania.

Saiba mais:

Cooperando com o futuro das cooperativas

Buscador on-line para contratação de catadores

Empreendedores trabalham na coleta seletiva do Rio de Janeiro.


Já imaginou poder contribuir para semear a educação ambiental por aí?

Agora você pode! Seja um apoiador do Projeto Recicloteca!

Não importa o valor da doação, o que importa é ajudar a difundir informações sobre coleta seletiva, meio ambiente em geral e reciclagem. Todas as doações terão uma recompensa!!

Acesse o site abaixo e saiba mais:
https://apoia.se/recicloteca

Este texto está protegido por uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Link para atribuição de créditos: http://recicloteca.org.br/_bak_site_asp_2005/blog/?p=12404

Gostou desse post?

A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações sobre meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação.

Assuntos relacionados

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário