A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações de meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação. Entre em contato pelo email contato@ecomarapendi.org.br
Fechar janela

Ele rasga o saco!

Mas, não pense que é por gosto. É para conseguir o seu “ganha pão” mesmo.

É nos sacos de lixo que o catador de material reciclável encontra a sua fonte de renda. Bem sabemos que eles não precisavam fazer aquela bagunça toda nas ruas e calçadas, espalhando todo o lixo que estava amarrado e isolado dentro de sacos. No entanto, faz-se necessária uma análise mais cuidadosa da situação.

É muito fácil olhar de longe o problema e criticar o comportamento dessas pessoas. Difícil é entender que a sociedade criou alguns problemas que ela não sabe como resolver, como a desigualdade de renda, a falta de oportunidade de trabalho, a falta de educação e instrução, a miséria, a fome. E isso é só o começo. Claro que podemos colocar a culpa no governo, afinal, faltam políticas públicas que dêem conta de todos os pontos colocados acima. Não podemos negar que seja uma verdade. Mas quem é a sociedade? Não somos nós todos? Indivíduo a indivíduo que compõe a sociedade? O governo não faz parte dessa coletividade?  Será que não é nossa responsabilidade resolver os problemas que nós mesmos criamos?

Por que não separamos adequadamente o que é lixo do material reciclável? Ao enviarmos esse material para lixões ou aterros, nós levamos o catador  justamente a rasgar o saco a procura dos recicláveis.

Assim como você não gostaria de mexer no lixo, de separar o material reciclável misturado em matéria orgânica já em decomposição, de trabalhar dentro de um lixão onde o ar é dominado pelo gás metano, o catador de material reciclável também iria preferir não trabalhar nesta situação.

Profissional da Reciclagem realizando a separação dos materiais recicláveis dentro de uma cooperativa: ambiente limpo e saudável!

Por que é tão difícil separar o material reciclável do lixo? Separar o lixo seco do lixo úmido? O que apodrece do que não apodrece?

Qual é a sua desculpa para não fazer isso? Vamos debater?

Coloque sua opinião, dúvidas e dificuldades aqui! E conjuntamente vamos tentar resolver essa questão!

Se você quiser seguir a Recicloteca no Twitter, clique aqui.

Gostou dos textos? Detestou? Queremos saber!
Deixe aqui seus comentários, criticas e sugestões!
Estamos fazendo o blog para vocês e
ele é uma construção conjunta.
Ajude-nos a melhorá-lo!

Este texto está protegido por uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Link para atribuição de créditos: http://www.recicloteca.org.br?p=4751

Gostou desse post?

A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações sobre meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação.

Assuntos relacionados

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário