Reaproveitamento de e-lixo + inclusão social = Projeto Fábrica Verde

Você já ouviu falar no Projeto Fabrica Verde? Se a resposta foi negativa vamos resolver isso neste post.

O Projeto Fábrica Verde tem por objetivo o reaproveitamento de computadores ao mesmo tempo em que estimula a inclusão social de jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social, gerando emprego e renda para os educandos atendidos.

Em seus 14 meses de atividades, os números da Fábrica Verde mostram o sucesso do projeto: são 100 toneladas de lixo eletrônico recebidas, 900 novos computadores montados, 20 telecentros criados e 720 moradores de comunidades pacificadas capacitados, segundo informações do governo do Rio de Janeiro.

Depois de formar quatros turmas no Complexo do Alemão e duas na Rocinha, a Secretaria do Ambiente abriu inscrições para os primeiros grupos do ano. São 120 vagas para cada polo.

Jovens de 16 a 30 anos que tenham concluído ou estejam cursando o Ensino Médio podem se inscrever até 25 de janeiro. Os interessados passarão por uma prova de seleção nos dias 29 e 30, com questões de Português, Raciocínio Lógico e Meio Ambiente, além de uma redação.

Em 2013, a expectativa da Secretaria do Ambiente é inaugurar outros 20 espaços.

As turmas da Fábrica Verde são trimestrais, com três encontros semanais. Durante o período, os alunos recebem uma bolsa-auxílio mensal de R$ 120. Os monitores dos telecentros chegam a ganhar R$ 600 por mês.

“Atrás de cada peça de computador há cádmio, zinco e chumbo, metais pesados que contaminam o meio ambiente. Ao mesmo tempo que essas peças vão dar lugar a novos computadores, jovens aprendem uma profissão, pois são capacitados em montagem e manutenção de computadores. Dos 720 formados, 30% já estão no mercado de trabalho”, destacou o secretário do Ambiente, Carlos Minc.

Os computadores e impressoras montados ou consertados pelos alunos são doados para creches, ONGs e telecentros. Em 2013, a expectativa da Secretaria do Ambiente é inaugurar outros 20 espaços. As inscrições para o projeto Fábrica Verde devem ser feitas nas unidades, que ficam na Av. Itaóca, em Bonsucesso, e na Estrada da Gávea. Mais informações podem ser obtidas através dos telefones (21) 3123-6911 e 2239-1777.

Imagem: http://www.facebook.com/fabrica.verde.5

Fonte: www.stcambiente.com

Se você quiser seguir a Recicloteca no Twitter, clique aqui.

Gostou dos textos? Detestou? Queremos saber!
Deixe aqui seus comentários, criticas e sugestões!
Estamos fazendo o blog para vocês e
ele é uma construção conjunta.
Ajude-nos a melhorá-lo!

Licença Creative Commons

Este texto está protegido por uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Link para atribuição de créditos: http://recicloteca.org.br/_bak_site_asp_2005/blog/?p=11192

Compartilhe

Deixe um comentário