A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações de meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação. Entre em contato pelo email contato@ecomarapendi.org.br
Fechar janela

Vídeo Obras Incríveis – Ecoark, o Edifício Ecológico

O pavilhão EcoARK localizado em Taiwan na cidade de Taipei, ocupa uma área de 2 mil metros quadrados, e é um ponto de referência para os “prédios verdes” ou “green buildings”.

O pavilhão EcoARK foi projetado pelo arquiteto Arthur Huang, co-fundador e diretor da empresa Miniwiz – Sustainable Energy Development.

Segundo o site do National Geographic Channel, o EcoARK foi construído majoritariamente a partir de garrafas de plástico recicladas. Tem metade do peso de um edifício convencional, mas é suficientemente forte para resistir às forças da natureza, incluindo fogo, terremotos e tufões, muito comuns na região.

O edifício tem três andares com anfiteatro, salão de exposições e espaço para museu. Sua altura equivalente a um edifício de nove andares onde foram utilizadas 1,5 milhão de garrafas de material reciclado.

EcoARK atende a mais critérios de sustentabilidade além da reciclagem, pois o edifício ainda utiliza água da chuva coletada para o seu sistema resfriamento além de captar energia do sol durante o dia para iluminá-lo durante a noite.
Sua estrutura foi feita unicamente de Polli-Bricks. Lembrando uma colmeia de abelhas, mas feita de “tijolos” de garrafas plásticas recicladas.
O Polli-Brick não é feito do formato das garrafas PET que conhecemos, pois o desenho da garrafa foi modificado para um perfeito encaixe, criando detalhes intertravados entre elas permitindo o encaixe das células chamado “brick cell”.
A estrutura modulada em forma de colmeia, feita de garrafas PET encaixadas, é presa por uma malha metálica e uma peça de acrílico revestida de uma substância não inflamável para proteger o Polli-Brick do fogo e das chuvas. Juntamente com uma placa de LED para iluminar a fachada.
Enquanto funciona da mesma forma dos revestimentos tradicionais de cortinas de vidro, ele pesa apenas 1/5 do peso dessas estruturas e custa menos da metade do valor.
O Polli-Brick é fixado em perfis metálicos e então preso à estrutura, onde toda a parte estrutural foi concebida com estrutura metálica. Essa estrutura pode ser desmontada e remontada em outro local, como um Lego gigante.
EcoARK é uma edificação totalmente modulada, reciclável e após desmontada pode ser levada a qualquer lugar do mundo.
Saiba mais:

Este texto está protegido por uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Link para atribuição de créditos: http://www.recicloteca.org.br/?p=14727

Gostou desse post?

A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações sobre meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação.

Assuntos relacionados

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário