A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações de meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação. Entre em contato pelo email contato@ecomarapendi.org.br
Fechar janela

Vídeo do Lixão de Jardim Gramacho gravado por catadores

O lixão de Jardim Gramacho foi filmado pelos próprios catadores antes de seu encerramento. Organização estrangeira ajudou a mostrar a verdade por trás da definição de aterro sanitário.

A organização School Without Borders (Escolas sem Fronteiras) pretende levar a educação para fora de sala de aula e entre outras formas de agir roda o mundo para descobrir e divulgar situações de opressão por alguma situação de injustiça social. Mas para realizar o seu trabalho ela ensina as pessoas oprimidas a operarem filmadoras e as próprias registram as situações. O olhar de dentro da injustiça é muito mais puro e verdadeiro que o gravado por uma equipe que não conhece a realidade no cotidiano.

Em 2007 eles estiveram no Lixão de Jardim Gramacho para documentar a vivência dos catadores. As imagens na rampa, como se chama o local de disposição do lixo eram proibidas pela administração do aterro, apenas imagens à distância eram autorizadas sob a alegação de que não era seguro se aproximar do local. Mas os catadores entram diariamente nesse lugar inseguro e levaram a câmera escondida registrando como era o “aterro sanitário” de Jardim Gramacho. De fato, umas imagem vale mais que mil palavras. E estas imagens explicam muito bem que o depósito de lixo de Jardim Gramacho era e sempre foi um lixão.

Confira no vídeo como era o trabalho na rampa e ressaltamos que a 3:09 de vídeo um catador atira uma pedra para mostrar a piscina de chorume acumulado.

Num aterro sanitário não há chorume, não há fogo e não há catadores.

Saiba mais:

Anuário da Reciclagem – ANCAT

Lixão de Gramacho: uma tragédia sem fim?

Polo de Reciclagem de Gramacho: a quem queremos enganar?

Catadores do lixão de Gramacho querem que Rio amplie a coleta seletiva de lixo

FUNDO DE R$ 21 MILHÕES SERÁ REPARTIDO POR 1.603 CATADORES DO ATERRO DE GRAMACHO

Gramacho: um balneário bucólico?

De Jardim Gramacho a Seropédica: O caso do lixo no Rio de Janeiro

A Herança Maldita

Este texto está protegido por uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Link para atribuição de créditos: http://www.recicloteca.org.br/?p=15247

Gostou desse post?

A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações sobre meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação.

Assuntos relacionados

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário