A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações de meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação. Entre em contato pelo email contato@ecomarapendi.org.br
Fechar janela

Quer ter trabalho garantido em 2020?

Uma reportagem da Revista Galileu vinculada em 2012 faz-se ainda atual. A pergunta central da matéria era:

Qual a profissão do futuro?

Já na época se previa que profissões voltadas para as questões ambientais tendem a permanecer ou serem criadas novos postos de trabalho. Leia aqui quais são os novos profissionais do PRESENTE/FUTURO.

Por Revista Galileu Reportagem/Profissões – Gabriela Portilho

Quer ter trabalho garantido em 2020? pesquisamos novas e inusitadas carreiras que irão bombar lá na frente. mas tem que começar a estudar agora

Há menos de duas décadas você não tinha pensado em consultar um webdesigner ou fazer um curso à distância vendo as aulas no computador. Se a tecnologia elimina alguns postos de trabalho, ela também cria novas profissões. O consenso entre futurólogos é que estamos entrando em uma era de confiança na ciência como nunca vivemos e, por isso, em alguns anos sua profissão não vai mais existir nos moldes de hoje. Para traçar esse futuro, o governo britânico encomendou ao grupo Fast Future a pesquisa The Shape of Jobs to Come (A forma dos empregos que virão, em português), um estudo com 486 participantes de 58 países em 6 continentes para elencar quais seriam as profissões dominantes nos próximos 20 anos. Essas mudanças são projetadas sobre o que já está acontecendo hoje: urbanização intensa, aumento populacional e do número de idosos, popularização da ciência ajudam a definir para onde irá o mercado de trabalho nas próximas décadas.

No mundo das novas profissões, articulador virou palavra-chave. Aqueles que souberem unir diferentes áreas do conhecimento para gerar novos serviços, passam a valer ouro. Por isso é que vale cursar diferentes graduações ou seguir especializações dentro de uma mesma área. O especialista em Direito Digital Eduardo Kruel é um dos raros profissionais na área no Brasil.

Seu diferencial dentro da profissão aconteceu, principalmente, pela dupla formação. “Antes de partir para o curso de direito, eu já tinha a graduação em tecnologia da informação.”

O Brasil está em posição privilegiada nesse cenário. Deve se firmar como um dos maiores poderes científicos mundiais por volta de 2025, se continuar seguindo a política de investimentos em pesquisas e colaboração internacional, diz um estudo de outra consultoria britânica, a Sigma Scan. Para se ter uma ideia, o número de cientistas formados dentro do país cresceu oito vezes nos últimos 15 anos. Já as carreiras que envolvam vendas e atendimento tendem a desaparecer. “Os serviços de e-commerce vão acabar com muitos postos locais (…)”, diz Michael T. Robinson, diretor da Career Planner, uma das maiores empresas americanas de aconselhamento profissional.

Mas então, o futuro é quase a realização de um episódio dos Jetsons, em que muitas das funções vão ser exercidas por robôs? Para o futurólogo britânico e autor do livro You Tomorrow, Ian Pearson, haverá espaço para o humano, especialmente nas artes. “Profissões de cuidados humanos ou artes não tendem a desaparecer. Quando queremos contato humano, não é só uma questão de performance ou eficiência. Às vezes é puramente uma questão de empatia. Precisamos saber que a outra pessoa pode nos compreender e se colocar em nosso lugar. Isso, só um outro humano pode fazer.”

HÁ VAGAS

De fazendeiros verticais a guias turísticos espaciais e fiscais de modificações climáticas, 11 profissões na área de ciência, saúde, sustentabilidade e tecnologia que devem aparecer e ganhar importância nos próximos 20 anos.  

Lixólogo

 

Alexandre Affonso

crédito: Alexandre Affonso

O QUE É | O lixólogo, também chamado gestor de resíduos, será o profissional especializado em propor soluções para os detritos do meio urbano, não só das empresas, transformando-os em fontes energéticas que gerem gás e outras formas limpas de energia.

POR QUE VAI BOMBAR | Só para se ter uma ideia, o volume de lixo produzido no mundo aumentou três vezes mais do que a população nos últimos 30 anos. Além disso, o aumento da qualidade de vida implica em consumo maior e aumento da montanha de lixo no planeta. Os salários para o gestor de resíduos nas empresas ficam entre R$ 10 mil e R$ 14 mil.

QUANDO VAI ROLAR | Pelo aumento de produção de lixo no mundo, a solução é para ontem. Já existem cursos na área de gerenciamento de resíduos e energia limpa no Brasil — os formados costumam ser contratados por empresas que precisam cuidar de seus detritos. O mercado em indústrias químicas e de saneamento também tende a se expandir.

COMO SE PREPARAR | Já existem cursos de pós-graduação para gestão de resíduos, mas ainda não temos no Brasil cursos de graduação na área. O caminho mais fácil para quem quer trabalhar como lixólogo é a graduação em engenharia ambiental ou química e uma especialização nos cursos de pós-graduação focada em gestão de resíduos.


 

 

Fazendeiro Vertical

 

Alexandre Affonso

crédito: Alexandre Affonso

O QUE É | As fazendas verticais serão edifícios urbanos destinados à produção de hortifrutigranjeiros e os fazendeiros do futuro irão misturar planejamento urbano com agronomia. “Um prédio de 30 andares poderá produzir alimentos para cerca de 10 mil pessoas por mês e comportar também animais de pequeno e médio porte”, diz o arquiteto Rafael Grinberg Costa, que está trabalhando no projeto de revitalização de edifícios abandonados em São Paulo. “Poderemos comer alimentos mais saudáveis e dos quais sabemos exatamente a procedência.”

POR QUE VAI BOMBAR | Alimentar a população de quase 9,1 bilhões de habitantes, prevista para os próximos 40 anos, será insustentável. Isso vai representar cerca de 1 bilhão de hectares de terra a mais para o cultivo de alimentos, segundo a ONU. “Além dos problemas de devastação e contaminação do solo, o transporte de alimentos até a cidade representa um grande problema”, diz Jean Ometto, pesquisador do Inpe.

QUANDO VAI ROLAR | Segundo o centro de pesquisas britânico Fast Future, as fazendas verticais serão realidade já em 2015. No Brasil, onde não faltam terras para cultivo, o projeto tende a levar mais tempo a ser implantado.

COMO SE PREPARAR | Não há um curso específico para se tornar fazendeiro vertical, mas será necessária uma forte base em agronomia, conhecimentos de engenharia, arquitetura e urbanismo, todos cursos já existentes no Brasil.


 

 

Fiscal de mudanças climáticas

 

Alexandre Affonso

crédito: Alexandre Affonso

O QUE É | Na previsão dos futurólogos, até o clima será espaço para disputas políticas. É aí que entra o fiscal de alterações climáticas, que irá monitorar empresas ou órgãos governamentais que tiverem permissão para fazer alterações meteorológicas. Seria também função dele conceder licenças para intervenções nos padrões climáticos e evitar ataques terroristas químicos na atmosfera, por exemplo.

POR QUE VAI APARECER | “Esse tipo de prática nem poderá ter efeitos ambientais nocivos”, diz Jean Ometto, pesquisador do Inpe, sobre a necessidade de se acompanhar as intervenções ambientais.

QUANDO VAI ROLAR | Segundo a Fast Future, os primeiros da área devem aparecer por volta de 2020. Tudo depende do futuro climático. Mas na China já existem camponeses recrutados pelo governo para ajudar a produzir chuvas em áreas secas.

COMO SE PREPARAR | Profissão que está apenas na previsões, os fiscais ainda não chegaram aos meios acadêmicos. Um ponto de partida seriam cursos de meteorologia ou gestão ambiental, mais noções de legislação na área.

LEIA SOBRE AS OUTRAS PROFISSÕES E A MATÉRIA NA ÍNTEGRA: Revista Galileu/Reportagens/Profissões

Imagem de capa: acervo

Este texto está protegido por uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Link para atribuição de créditos: http://www.recicloteca.org.br/?p=14205

Gostou desse post?

A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações sobre meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação.

Assuntos relacionados

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário