A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações de meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação. Entre em contato pelo email contato@ecomarapendi.org.br
Fechar janela

A grilagem de terras e o novo código florestal em 3 minutos

Grandes e graves questões ambientais do Brasil demandam uma leitura da história que a maioria de nós não consegue ou não tem tempo para fazer. A Agência Pública, uma entidade jornalística sem fins lucrativos, produziu um vídeo curto que resume bem a questão sem deixar de tocar em aspectos fundamentais e verdadeiros sobre a origem de tanta desigualdade rural em nossa nação. Ao mesclar a questão ambiental nessa produção audiovisual passam a clara mensagem, ainda ignorada por muitos, de que meio ambiente, política, reforma agrária, produção de alimentos etc, são temas correlatos e que precisam de uma visão holística para serem discutidos.

O reducionismo de isolar os conflitos contemporâneos cega algumas pessoas às grandes necessidade do país. E isso impede ou atrasa o debate saudável, construtivo e fundamental numa sociedade que ainda busca com a democracia um caminho para incluir todos num modelo de sociedade que seja justo, sustentável e economicamente viável.

Sobre o vídeo (fonte: Envolverde)

A grilagem de terras é um problema tão antigo quanto o Brasil e causador de desordem fundiária ao longo da história. No vídeo de três minutos, a Agência Pública resume como essa questão influencia o debate da regularização ambiental dos imóveis rurais do país, que se tornou obrigatória com o Cadastro Ambiental Rural (CAR), apresentado internacionalmente pelo Estado como a grande política para enfrentar o desmatamento ilegal. Nascido do Novo Código Florestal criado há 4 anos, o CAR deixa em aberto um debate entre os especialistas consultados pela reportagem: não será ele mais um instrumento para a velha grilagem de terras?

Sobre a Agência Pública (fonte: Canal AP no Youtube)

Pioneira do Brasil, a Agência Pública aposta num modelo de jornalismo sem fins lucrativos para manter a independência. Nossa missão é produzir reportagens de fôlego pautadas pelo interesse público, sobre as grandes questões do país do ponto de vista da população – visando ao fortalecimento do direito à informação, à qualificação do debate democrático e à promoção dos direitos humanos. Funcionamos como uma agência: todas as nossas reportagens são livremente reproduzidas por uma rede de mais de 60 veículos, sob a licença creative commons. Entre nossos republicadores estão os maiores portais de notícias do Brasil (leia a lista completa abaixo).

Saiba mais:

Filme: A Lei da Água

Deserto: saiba tudo sobre seca e desertificação

Israel e sua agricultura que floresce no deserto

Mas você sabe o que é Agricultura Familiar!?


Agora você pode ser um apoiador do Projeto Recicloteca.

Já imaginou poder contribuir para semear a educação ambiental por aí?

Agora você pode!

Não importa o valor da doação, o que importa é ajudar a difundir informações sobre coleta seletiva, meio ambiente em geral e reciclagem. Todas as doações terão uma recompensa!!

Acesse o site abaixo e saiba mais:
https://apoia.se/recicloteca

Este texto está protegido por uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Link para atribuição de créditos: http://www.recicloteca.org.br/?p=17470

Gostou desse post?

A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações sobre meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação.

Assuntos relacionados

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário