A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações de meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação. Entre em contato pelo email contato@ecomarapendi.org.br
Fechar janela

Carona é alternativa sustentável para transporte urbano

Por Redação CicloVivo

A carona reduz os impactos do transporte no meio ambiente, gera economia e proporciona integração social. | mwcog.org

A carona é uma alternativa sustentável para o transporte urbano. A opção reduz as emissões de gases de efeito estufa geradas pelos automóveis, proporciona economia financeira e, ainda, fortalece laços de amizade.

O ideal seria que as pessoas pudessem se locomover entre grandes distâncias através de meios de transportes totalmente limpos, ou seja, que não emitissem poluente algum, como a bicicleta, por exemplo. No entanto, essa realidade não é acessível a todas as pessoas. Assim, outras opções seriam o uso de transportes público ou as caronas, ideais para quem quer manter o conforto e a comodidade de um carro, mas que ao mesmo tempo quer colaborar para a preservação do meio ambiente.

Como essa prática pode gerar um certo desconforto para a pessoa que pede carona, algumas redes sociais foram criadas para facilitar esse relacionamento e integrar pessoas que percorrem diariamente trajetos parecidos e poderiam compartilhar o mesmo veículo. Os sites Carona Brasil Caronetas, por exemplo, oferecem serviços feitos especialmente para empresas, que desejam incentivar a carona entre os funcionários.

Além disso, as redes de caronas oferecem outras funcionalidades, como os localizadores, em que um usuário descreve o trajeto percorrido diariamente e o sistema de buscas encontra outras pessoas cadastradas compatíveis com essas necessidades.

O uso dessa alternativa para o transporte possibilita economia aos usuários, que podem dividir as despesas com combustível e estacionamento, e também maior cuidado com o meio ambiente. Outro fator importante, é que tanto as caronas programadas através do uso das redes, quanto as caronas entre amigos, proporcionam integração social.

Os resultados ambientais são significativos, pois cada carona significa, pelo menos um carro a menos nas ruas. Somente a rede Carona Brasil tem 33.705.923 quilômetros rodados pelos caronistas, que deixaram de emitir 776,89 toneladas de CO2 por mês.

Fonte: CicloVivo

Se você quiser seguir a Recicloteca no Twitter, clique aqui.

Gostou dos textos? Detestou? Queremos saber!
Deixe aqui seus comentários, criticas e sugestões!
Estamos fazendo o blog para vocês e
ele é uma construção conjunta.
Ajude-nos a melhorá-lo!

Este texto está protegido por uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Link para atribuição de créditos: http://www.recicloteca.org.br?p=4667

Gostou desse post?

A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações sobre meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação.

Assuntos relacionados

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário