A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações de meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação. Entre em contato pelo email contato@ecomarapendi.org.br
Fechar janela

Reciclagem de fraldas descartáveis

Você sabe o que fazer com as fraldas descartáveis? Até então iriam parar em depósitos de lixo, onde demorariam mais de cem anos para se decompor ou seriam incineradas, gerando fumaça tóxica, que se não tiver o devido tratamento, polui o ar.

Hoje temos uma terceira opção de destino para estes resíduos, a empresa inglesa Knowaste. Ela recolhe, somente no Reino Unido, o material descartado e os transporta para uma fábrica própria. Lá são colocados em uma autoclave onde são esterilizados e separados, depois através de um processo mecânico são separados em resíduos orgânicos, plásticos e polímeros superabsorventes. Os componentes recuperados podem então ser vendidos a empresas e transformados em produtos reciclados, tais como:

  • Madeira plástica
  • Telhas de plástico
  • Produtos de papel reciclado
  • Energia verde

De acordo com a Knowaste, seu trabalho evita a emissão de 626 quilos de CO2, a cada tonelada de resíduo processado, na comparação com o descarte em aterros sanitários ou incineração.

Enquanto no Brasil não há reciclagem das fraldas convencionais, a alternativa é usar nos bebês as fraldas de pano modernas que além de econômicas são amigas do meio ambiente. A fralda de pano moderna é ecológica porque 25 a 30 dessas fraldas equivalem a 5.500 das descartáveis, gerando menos lixo para o aterro sanitário. Outra vantagem é o processo de produção da fralda de pano moderna já que não agride o meio ambiente pois não é feita de celulose, isto é, árvores. Também não é feita de plástico, isto é, petróleo, como são as fraldas descartáveis e por este motivo demoram 450 anos para se decomporem.

                                                                          Fonte: Fralda Bonita                                            

Outra alternativa para minimizar o problema do lixo gerado pelas fraldas, é a fralda descartável biodegradável. Ela possui em sua composição um bioplástico feito de amido de milho e batata que resulta em um tempo de decomposição de apenas 5 anos, além de ter menos ativos químicos em sua composição. No Brasil é possível comprar a fralda biodegradável da marca Wiona


Agora você pode ser um apoiador do Projeto Recicloteca.

Já imaginou poder contribuir para semear a educação ambiental por aí?

Agora você pode!

Não importa o valor da doação, o que importa é ajudar a difundir informações sobre coleta seletiva, meio ambiente em geral e reciclagem. Todas as doações terão uma recompensa!!

Acesse o site abaixo e saiba mais:
https://apoia.se/recicloteca

Este texto está protegido por uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Link para atribuição de créditos: http://recicloteca.org.br/_bak_site_asp_2005/blog/?p=6670

Gostou desse post?

A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações sobre meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação.

Assuntos relacionados

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário