A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações de meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação. Entre em contato pelo email contato@ecomarapendi.org.br
Fechar janela

Os ODS e a educação – construindo um mundo melhor

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são parte de um processo intergovernamental inclusivo e transparente que através de uma agenda, busca atender aos 17 Objetivos e às 169 metas, por meios de implementação e de parcerias globais para o desenvolvimento das pessoas, do planeta e para a prosperidade. (site PNUD)

O documento “Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, também conhecido como a Agenda dos ODS, traz sobretudo a importância da educação de qualidade como pilar para a transformação,  a promoção de pessoas para cidades e comunidades sustentáveis, a proteção dos ecossistemas e a melhor forma de conscientizar sobre o uso e manejo mais sustentável da água. Entre outros dos seus objetivos.

O “relatório global de monitoramento da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) – “Educação para as Pessoas e para o Planeta” – mostrou o potencial que a educação tem para impulsionar os progressos rumo aos objetivos globais da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.” (Nações Unidas – publicado em 06/09/2016)

No Rio de Janeiro, uma escola de ensino técnico vem realizando alguns dos pilares das ODS.

  • Educação de Qualidade
  • Água Potável e Saneamento
  • Cidades e comunidades sustentáveis
  • Ação contra a mudança global do clima

Os projetos aplicados na Escola Técnica Estadual Juscelino Kubitschek (FAETEC/RJ), fazem parte da Plataforma Elos de Cidadania e não estão apenas pautados nas ODS da Rio+20 mas também seguindo as diretrizes da Agenda 21 (documento estabelecido na Conferência Eco-92), como o princípio dos 3 R’s (REDUZIR, REUTILIZAR e RECICLAR).

A plataforma é uma iniciativa que objetiva fazer da unidade um espaço de debates e ações no âmbito do desenvolvimento sustentável e da melhoria da qualidade de vida. Unindo docentes, discentes, funcionários, comercio local, moradores em ações de redução do desperdício e reaproveitamento de materiais, economia de água e energia, coleta de recicláveis e de óleo, conscientizações comunitárias, o reconhecimento local, principalmente no que diz respeito aos recursos hídricos locais.

Veja as ações que estão aliando a educação e comprometimento com o planeta e inspire-se.

 

Você também pode mudar o mundo!

 Troque informações com os alunos e instrutores, acompanhe as suas ações:

Facebook/JKSustentavel

Youtube/JKSustentavel

Leia Mais:

Agenda 21 na escola: um exemplo do Rio de Janeiro

Rio 450 anos – Agenda 21 implantada em Escola Pública no Rio de Janeiro

 

Textos utilizados como referências:

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – Dos ODM aos ODS

Educação precisa de grandes transformações para atender objetivos globais, diz UNESCO


Já imaginou poder contribuir para semear a educação ambiental por aí?

Agora você pode! Seja um apoiador do Projeto Recicloteca!

Não importa o valor da doação, o que importa é ajudar a difundir informações sobre coleta seletiva, meio ambiente em geral e reciclagem. Todas as doações terão uma recompensa!!

Acesse o site abaixo e saiba mais:
https://apoia.se/recicloteca

Este texto está protegido por uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Link para atribuição de créditos: http://www.recicloteca.org.br/?p=17501

Gostou desse post?

A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações sobre meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação.

Assuntos relacionados

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário