A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações de meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação. Entre em contato pelo email contato@ecomarapendi.org.br
Fechar janela

Programa Reciclagem Solidária – Cooperativas

Em 2002 a ONG Ecomarapendi lançou o Programa Reciclagem Solidária Cooperativas, uma iniciativa voltada para o desenvolvimento das atividades de recuperação, revalorização e comercialização de materiais recicláveis para geração de renda que beneficiou 3.200 pessoas em 39 cooperativas de coleta seletiva por todo o Brasil.

Contexto do Programa Reciclagem Solidária

A organização de grupos sociais de baixa renda em cooperativas de catadores tem se revelado uma alternativa cada vez mais adotada para fazer frente ao desemprego e às dificuldades de inserção no mercado formal de trabalho. A organização de tais cooperativas pode ainda ser considerada uma estratégia para o combate à catação indevida realizada diretamente nos lixões, contribuindo para a valorização pessoal e o resgate da dignidade dos indivíduos envolvidos.

Além dos benefícios sociais, outra perspectiva da questão é o benefício ambiental decorrente da atividade. A catação organizada não apenas minimiza a quantidade de materiais inadequadamente descartados em encostas, terrenos baldios e grandes vazadouros, como também reduz o volume de lixo coletado a ser encaminhado pela municipalidade para a destinação final.

Aos benefícios sociais e ambientais, somam-se ainda vantagens econômicas. De acordo com o economista Sabetai Calderoni, “o lixo é o único produto da economia com preço negativo” – lucra-se ao poupar o dinheiro que seria gasto para sua destinação. O processamento de lixo, então, é um negócio no qual a aquisição da matéria-prima é remunerada, ou seja, o produtor paga para livrar-se dela.

Inicialmente programa selecionou grupos legalizados ou em fase final de legalização e cedeu, em regime de comodato, uma prensa hidráulico, equipamento caro e fundamental para a valorização dos recicláveis. Ao final de um ano os grupos tiveram aumento médio de 30% na lucratividade da comercialização dos recicláveis.

A iniciativa da Ecomarapendi contou com o patrocínio da AmBev do início ao fim e provou que é possível conciliar atividades econômicas com apoio real a grupos organizados que trabalham com soluções para problemas ambientais,sociais e econômicos.

 

reciclagem solidária

Objetivos do Programa Reciclagem Solidária Cooperativas:

  • Promover a valorização social e o incentivo ao aumento na rentabilidade das populações de baixa renda envolvidas na coleta e comercialização de materiais recicláveis, contribuindo para o resgate da cidadania e melhoria da qualidade de vida dos membros das cooperativas e comunidades adjacentes.
  • Equipar as cooperativas com prensas para otimização de suas atividades.
  • Evidenciar, para os próprios grupos envolvidos, o papel das cooperativas no contexto do gerenciamento dos resíduos sólidos urbanos.
  • Fomentar o envolvimento das comunidades próximas às cooperativas nos processos de separação de recicláveis.
  • Incentivar consumo responsável, coleta seletiva e reciclagem eficientes,
  • Melhorar qualidade de vida de todos os envolvidos – condomínio, empresas, catadores e sociedade em geral.
  • Disseminar informações socioambientais para adoção de práticas sustentáveis por todos.
  • Minimizar impactos ambientais da disposição final inadequada de resíduos sólidos.

 

reciclagem solidária reciclagem solidária

 


Já imaginou poder contribuir para semear a educação ambiental por aí?

Agora você pode! Seja um apoiador do Projeto Recicloteca!

Não importa o valor da doação, o que importa é ajudar a difundir informações sobre coleta seletiva, meio ambiente em geral e reciclagem. Todas as doações terão uma recompensa!!

Acesse o site abaixo e saiba mais:
https://apoia.se/recicloteca

Este texto está protegido por uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Link para atribuição de créditos: http://www.recicloteca.org.br/?post_type=projetos&p=20058

Gostou desse post?

A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações sobre meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação.

Assuntos relacionados

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário