A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações de meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação. Entre em contato pelo email contato@ecomarapendi.org.br
Fechar janela

Meia Ponte

A reciclagem que dá certo

O projeto Meia Ponte foi iniciado em 1997, com o objetivo de desenvolver atividades que possibilitassem uma melhoria das condições de vida da população, numa perspectiva que integrasse os problemas ambientais, de pobreza e de desemprego.

Foi implantado pelo Instituto Dom Fernando, entidade criada pela Sociedade Goiana de Cultura, cujo objetivo é capacitar a população da região para um trabalho profissional de qualidade e melhorar sua condição de competitividade no mercado. Vem sendo implemen-tado em cinco setores da região leste de Goiânia, onde já está funcionando um sistema de coleta seletiva. Lá são desenvolvidas diversas atividades como os programas de reaproveitamento e reciclagem de materiais, horto de plantas medicinais e escola de circo, entre outras.

PROGRAMAS DE RECICLAGEM E REAPROVEITAMENTO

NÚCLEO INDUSTRIAL DE RECICLAGEM – NIR

O NIR é uma usina montada para triar os resíduos coletados ( hoje já bem seletivamente) e vender a sucata e/ou industrializar alguns produtos. Esta usina não apenas separa e vende os materiais, como também industrializa alguns produtos, como é o caso da telha fibro asfáltica, na Unidade Industrial de Telha. Além dessa unidade, apresenta mais outras três: Unidade Industrial de Plástico (classifica, prensa e embala para a venda e/ou processa até a forma de grânulos PEAD e PEBD), Unidade de Sucata (prensagem e moagem de sucatas de metal: ferroso e não ferroso e vidros) e a Unidade de Vermicultura e Compostagem (cria minhocas e processa composto orgânico).

COOPREC

A COOPREC é a Cooperativa de Reciclagem Responsável pelo gerenciamento e execução dos trabalhos no NÚCLEO INDUSTRIAL DE RECICLAGEM. A Cooperativa conta com 50 cooperados, moradores dos setores de abrangência do projeto, que foram capacitados e treinados em parceria com o SEBRAE.

A telha fibro asfáltica é fabricada a partir da reciclagem de papéis e papelão e submetidas a um processo de impermeabilização com betume. É de fácil transporte, armazenamento e instalação, possuindo flexibilidade que evita o surgimento de rachaduras, além de resistir a ação do tempo e mofo, ser atóxica e um ótimo isolante térmico e acústico. É produzida em dois diferentes tamanhos.

Todas as unidades que compõem o Projeto Meia Ponte estão abertas à visitação, mediante contato prévio.

FONTE: Matéria publicada no Informativo Recicloteca Nº8 – janeiro, fevereiro e março de 1999


CONTATOS EM GOIÂNIA (GO):

Instituto Dom Fernando
Telefax: (062) 212-7811
1ª Avenida, 656, setor Universitário
Caixa Postal 86 – CEP 74605-020

COOPREC
Tel: (062) 208-4350
Trav. Xingu s/n – Jardim Conquista
CEP 74001-970

Sociedade Goiana de Cultura
Tel.: (062) 227-1009

Este texto está protegido por uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Link para atribuição de créditos: http://www.recicloteca.org.br/?post_type=projeto&p=32

Gostou desse post?

A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações sobre meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação.

Assuntos relacionados

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário