A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações de meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação. Entre em contato pelo email contato@ecomarapendi.org.br
Fechar janela

Brinquedoteca Viva

Você lembra daqueles tradicionais brinquedos que se fazia por conta própria? Quem pode esquecer da primeira pipa que conseguiu construir, da bola de meias ou daquele sensacional telefone com fio feito de latinhas.

Pois é, existe um lugar muito legal que está resgatando o prazer de fazer brinquedos de forma artesanal. Este lugar é o Projeto Brinquedoteca Viva de Paracambi que além de brinquedos, trabalha com cidadania, resgate social, inovação e, sobretudo, muito amor.

O projeto teve início em 2002, em parceria com a Prefeitura e Secretaria Municipal de Educação de Paracambi, Light e Sebrae/RJ. Ele tem como objetivo a realização de cursos de produção de brinquedos para alunos de escolas públicas municipais que brincam e ao mesmo tempo confeccionam seus próprios brinquedos através de materiais que ao invés de irem para o lixo são reaproveitados.

Os brinquedos têm sua origem em cultos e celebrações, tendo perdido aos poucos sua relação com os calendários e ritos coletivos até individualizar-se como mero divertimento. Até o século XVIII eles eram resultantes de um processo de produção que envolvia a cooperação entre pais e filhos, onde a confecção estava sujeita às especializações da época. Era o ferreiro quem fazia bonequinhos de chumbo ou o padeiro quem criava pequenas figuras de açúcar.

A partir do século XIX os brinquedos passam a ser produzidos em escala industrial e não são mais identificados com os homens que o fizeram, mas pela indústria na qual foram produzidos. Os operários dos brinquedos, por sua vez, não se reconhecem no brinquedo. Cada um fez uma parte apenas, acionando máquinas ou instrumentos. Ao final da linha de montagem, o brinquedo não é produto do trabalho de ninguém especificamente, embora muitos tenham contribuído para a sua fabricação.

Nesse sentido, o Projeto Brinquedoteca Viva de Paracambi tenta resgatar o valor histórico dos brinquedos antigos artesanais, desenvolver habilidades manuais e aptidões criativas, além de criar um veículo que possibilite o diálogo entre as gerações e o fortalecimento da identidade cultural da região. O projeto proporciona ainda a qualificação em técnicas de confecção e pintura de brinquedos, que futuramente poderão ser instrumentos de um ofício que complemente a renda familiar. É neste conceito que 150 alunos, com idade igual ou superior a 14 anos, foram capacitados a produzirem esses brinquedos.

O Projeto Brinquedoteca Viva funciona numa antiga fábrica têxtil em Paracambi e apresenta um espaço permanente de exposição e venda dos materiais, fazendo parte do roteiro de visitas oficiais dos convidados da prefeitura. Além disso, seus produtos podem ser vistos na Casa de Artesanato do Povo do Estado do Rio de Janeiro (antigo Programa Produzir) e aqui no Espaço Reciclarte da Recicloteca.

Além da produção de brinquedos, a Brinquedoteca Viva participa de eventos municipais promovendo oficinas gratuitas, oferecidas pelos coordenadores e alunos em processo de formação. Com isso, já foram atendidos mais de 1.000 alunos de escolas do município de Paracambi. As atividades do projeto também começaram a se estender para outros municípios do estado do Rio de Janeiro, como Nova Iguaçu, através da Casa do Menor São Miguel Arcanjo, com a capacitação de três pessoas, e em Miguel Pereira e Três Rios através da realização de exposições e oficinas de confecção de brinquedos.

FONTES:

OLIVEIRA, P. de S. O que é brinquedo. São Paulo: Brasiliense. 1989.
Brinquedoteca Viva – R. Sebastião Lacerda s/n Paracambi – RJ – cep: 26600-000
Funcionamento: segunda, terça, quinta e sexta-feira (9 às 11h e 12 às 13 h).

CONTATOS:

Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Paracambi – (21) 2683-2853
Ana M. de O. Venezia e Neliane M. de A. Oliveira

Brinquedoteca Viva de Paracambi – (21) 9129-9985 e (21) 9198-7736-
Denise M. G. Rodrigues e Gilberto L. da Silva

SEBRAE/RJ – (21) 2667-3955 – willians@balcao.sebraerj.com.br
Willians B. Dias / Vanessa Barbosa da Costa Melo


Agora você pode ser um apoiador do Projeto Recicloteca.

Já imaginou poder contribuir para semear a educação ambiental por aí?

Agora você pode!

Não importa o valor da doação, o que importa é ajudar a difundir informações sobre coleta seletiva, meio ambiente em geral e reciclagem. Todas as doações terão uma recompensa!!

Acesse o site abaixo e saiba mais:
https://apoia.se/recicloteca

Este texto está protegido por uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Link para atribuição de créditos: http://www.recicloteca.org.br/?post_type=projeto&p=33

Gostou desse post?

A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações sobre meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação.

Assuntos relacionados

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário