A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações de meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação. Entre em contato pelo email contato@ecomarapendi.org.br
Fechar janela

Vídeo mostra ameaça à Preservação de Tartarugas Marinhas

Na alta temporada do verão, as praias nordestinas são muito procuradas pelos banhistas, por suas águas límpidas e mornas e pelas belas paisagens. Esta é a mesma temporada para a desova de tartarugas marinhas no Brasil.
download (2) images
 Neste verão de 2016, o Instituto Biota de Conservação através do Projeto ProTarta,  tem feito o trabalho de monitoramento e preservação das espécies marinhas no litoral, como de costume. Infelizmente, uma outra atividade também está ocupando o tempo dos membros desta ONG, as denúncias de crime ambiental nas praias de Alagoas, estado da região Nordeste do Brasil.
Na última semana, o Instituto denunciou o constante tráfego de veículos motorizados nas praias de desova, ato proibido segundo Portaria n° 10, 30 de janeiro de 1995, do IBAMA para todo o território nacional. 
Preservação - TV Gazeta - G1
Preservação
“Cinco espécies de tartarugas marinhas encontradas no Brasil continuam ameaçadas de extinção, segundo critérios das listas brasileira e mundial de espécies ameaçadas. Das cinco, quatro desovam no litoral – e, por estarem mais expostas, são as mais ameaçadas. (…)
De cada mil filhotes que nascem, somente um ou dois conseguem atingir a maturidade.”
(…) “além dos predadores naturais, as ações do homem estão entre as principais ameaças às populações de tartarugas marinhas, destacando-se as seguintes:
  1. a pesca incidental, ao longo de toda a costa, com redes de espera, e em alto mar, com anzóis e redes de deriva;
  2. a fotopoluição;
  3. o trânsito de veículos nas praias de desova;
  4. a destruição do habitat para desova pela ocupação desordenada do litoral;
  5. a poluição dos oceanos e o aquecimento global.”  

Explica o Projeto TAMAR que atua na preservação das tartarugas no Brasil há 35 anos.

Para saber mais sobre as Leis e Normas de proteção às tartarugas, clique AQUI

Este texto está protegido por uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Link para atribuição de créditos: http://www.recicloteca.org.br/?p=16711

Gostou desse post?

A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações sobre meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação.

Assuntos relacionados

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário