A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações de meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação. Entre em contato pelo email contato@ecomarapendi.org.br
Fechar janela

Pilhas e baterias: a importância do descarte correto

As pilhas e baterias já fazem parte do cotidiano da população mundial há muitas décadas, sem esse pequeno artefato capaz de converter a energia de reações químicas em energia elétrica não seria possível  o uso de controles remotos, celulares, notebooks, bicicletas elétricas, relógios e muitos outros dispositivos que facilitam a nossa vida. Apesar de estarem presentes no dia a dia de grande parte da população mundial, muitas pessoas ainda não tem conhecimento sobre as substâncias presentes nas pilhas e baterias, assim como o mal que essas substâncias podem causar quando manipuladas de forma indevida.

pilhas e baterias

A principal diferença entre as pilhas e as baterias está na forma como elas são construídas, enquanto a pilha é composta por dois eletrodos e um eletrólito arranjados de forma a gerar energia elétrica, as baterias são compostas por diversas pilhas agrupadas, aumentando a capacidade de geração de energia. As pilhas e baterias comercializadas podem ser classificadas de duas formas, como primárias ou secundárias. As pilhas primárias são aquelas que não podem ser recarregadas, enquanto que as secundárias podem ser recarregadas, dando a possibilidade de serem usadas diversas vezes durante um ciclo finito de recargas.

Duas das principais pilhas primárias comercializadas são a pilha de Leclanché a e pilha alcalina, as duas pilhas são compostas por zinco e dióxido de manganês em seus eletrodos, mas para o funcionamento da pilha de Leclanché são necessários outros metais como mercúrio, chumbo e cádmio. Devido a essa composição, as pilhas de Leclanché são consideradas mais nocivas ao meio ambiente do que as pilhas alcalinas, essas devem ser muito bem vedadas, pois possuem uma solução de hidróxido de sódio altamente concentrada em seu interior. Outra pilha primária comercializada é a pilha de lítio/dióxido de manganês, mas sua comercialização se dá em pequena escala quando comparada às duas pilhas anteriores. Devido a alta reatividade do lítio com a água, as pilhas de lítio/dióxido de manganês também deve ser muito bem vedadas.

pilhas e baterias

Já as baterias secundárias que mais estão presentes em nosso dia a dia são as baterias de cádmio/óxido de níquel (níquel/cádmio), chumbo/óxido de chumbo (chumbo/ácido) e as baterias de de íons lítio, que também apresentam metais tóxicos aos seres humanos e ao meio ambiente.

A Resolução n° 401 do CONAMA, de 2008, é responsável por regulamentar a quantidade de metais tóxicos presentes nas pilhas e baterias de fabricação nacional e importada. Os metais tratados na resolução do CONAMA são o mercúrio, chumbo e cádmio e alguns de seus malefícios aos seres humanos são apresentados a seguir.

Mercúrio: capaz de se depositar em vários órgãos e no cérebro, causando lesões que vão gerando vários distúrbios para a saúde. Alguns dos principais sintomas causados pela contaminação por mercúrio são dores de cabeça, irritabilidade, insônia, tremores, gosto metálico na boca, sangramento oral, alterações gengivais, gastrite, fraqueza, dificuldade de memória, de atenção, problemas renais. Nos quadros mais graves surge demência, insuficiência renal e até a morte.

Cádmio: os principais sintomas da intoxicação por cádmio são a diminuição da temperatura corporal, hiperatividade, náuseas, vômitos, cólicas abdominais, diarréia, perda de dentes, dores articulares e algumas das doenças causadas são enfisema pulmonar, hipertensão arterial, doenças renais, fibrose e edema pulmonar, anemia, diminuição da testosterona, diminuição da produção de anticorpos, além de uma doença conhecida como “Itai-Itai”, capaz de causar problemas no metabolismo de cálcio, gerando complicações como descalcificações e reumatismos.

Chumbo: a acumulação de chumbo no organismo pode afetar severamente as funções cerebrais, sangue, rins, sistema digestivo e reprodutor, inclusive com possibilidade de produzir mutações genéticas em descendentes. Alguns dos principais sintomas da contaminação de chumbo são irritabilidade, cefaléia, tremor muscular, alucinações, perda da memória e da capacidade de concentração. Esse sintomas podem progredir até o delírio, convulsões, paralisias e coma. Pesquisas revelam que danos causados pelo chumbo podem afetar funções da memória e do aprendizado em todos os ciclos da vida.

pilhas e baterias

Recebimento de pilhas e baterias no Brasil.

O programa ABINEE Recebe Pilhas é uma iniciativa conjunta de fabricantes e importadores de pilhas portáteis(Bic, Carrefour, Duracell, Energizer, Eveready, Elgin, Kodak, Panasonic, Philips, Qualitá, Rayovac, Maxprint, GP, Thom, Sieger). Que uniram esforços visando atender à Resolução CONAMA 401/2008.

Desta forma, a GM&C, empresa de logística contratada pelos fabricantes e importadores legais, cumpre estritamente todas as exigências para o transporte dos produtos. A coleta é gratuita quando o posto encontra dentro das capitais do Brasil ou no raio de 50 km e tem o mínimo de 30 kg de pilhas. Caso o posto esteja fora do raio estabelecido, o custo com o transporte até a GM&C é de responsabilidade do próprio.

Veja neste link como encontrar os pontos de coleta de pilhas e baterias em todo o Brasil:
Descarte green

Referências bibliográficas:

N., Bocchi; L. C., Ferracin; S. R., Biaggio. Pilhas e baterias: funcionamento e impacto ambiental. Química nova na escola, N° 11, MAIO 2000.

http://quimicosunificados.com.br/entrevistas/mercurio-mata-em-silencio/

http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/cadmio.htm

https://www.senado.leg.br/noticias/materias/2008/03/04/contaminacao-por-chumbo-pode-causar-doencas-severas-e-levar-a-morte

Saiba mais:

Norma para controle, uso e descarte de pilhas e baterias

A Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos no Brasil

Quem compra recicláveis no Rio de Janeiro?

Quem recebe lixo eletrônico no Rio de Janeiro?


Já imaginou poder contribuir para semear a educação ambiental por aí?

Agora você pode! Seja um apoiador do Projeto Recicloteca.

Não importa o valor da doação, o que importa é ajudar a difundir informações sobre coleta seletiva, meio ambiente em geral e reciclagem. Todas as doações terão uma recompensa!!

Acesse o site abaixo e saiba mais:
https://apoia.se/recicloteca

Este texto está protegido por uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Link para atribuição de créditos: http://www.recicloteca.org.br/?p=19987

Gostou desse post?

A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações sobre meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação.

Assuntos relacionados

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário