A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações de meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação. Entre em contato pelo email contato@ecomarapendi.org.br
Fechar janela

O Medo que preserva o Ecossistema: 3 de Março_Dia Mundial da Vida Selvagem

 

Na semana em que se comemora o Dia Mundial da Vida Selvagem (3 de Março) estudiosos revelam em suas pesquisas que o maior predador do Planeta tem sido a falta de conhecimento sobre os organismos reguladores do ecossistema. Assim, répteis podem não sobreviver sem a presença de lobos, nascentes podem deixar de existir se não houver coelhos e ratos.

Dia Mundial da Vida Selvagem_3 de Março

ecossistema

“A data foi criada pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em 2013, para reafirmar o valor essencial das espécies silvestres. (…) A vida selvagem é importante tanto pelo seu aspecto ecológico como genético, social, econômico, científico, educacional e cultural. (…) Tanto a fauna como a flora mantém os ecossistemas estruturados e em harmonia. Todas as espécies são insubstituíveis e, por isso, a ausência de qualquer uma delas altera toda a dinâmica do sistema.” Ministerio do Meio Ambiente-GOV.Brasil

 

Matéria “Sob o domínio do medo” publicada no caderno Sociedade/Sustentabilidade do Jornal O Globo mostra a inspiração do estudo do pesquisador canadense, Justin Suraci, de como ausência de uma única espécie pode comprometer todo o Ecossistema.

lobo  ecossistema

“— Os seres humanos aniquilaram grandes carnívoros em parte do planeta, levando a consequências ecológicas que somente agora começamos a entender — destaca Justin Suraci”

Leia na íntegra:  oglobo.globo.com/sociedade/sustentabilidade

 

 

 

Este texto está protegido por uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Link para atribuição de créditos: http://www.recicloteca.org.br/?p=16842

Gostou desse post?

A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações sobre meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação.

Assuntos relacionados

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário