A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações de meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação. Entre em contato pelo email contato@ecomarapendi.org.br
Fechar janela

O consumo de produtos éticos, solidários e ecológicos

Por Rede Ecológica

logo_RedeEcologica

A REDE ECOLÓGICA é um movimento social que visa a fomentar o consumo ético, solidário e ecológico. É constituída de grupos de consumidores que realizam compras coletivas diretamente de pequenos produtores agroecológicos / orgânicos, o que viabiliza a compra desses produtos a preços acessíveis e, ao mesmo tempo, apoia as iniciativas desses produtores.

Nascida em outubro de 2001, a partir da iniciativa de alguns moradores no bairro da Urca, a Rede Ecológica possui atualmente diversos núcleos, a maioria em bairros da cidade do Rio de Janeiro, mas alguns em cidades vizinhas.

Além das compras coletivas, a Rede desenvolve uma série de atividades externas relacionadas a reaproveitamento de embalagens, agroturismo, representação em campanhas, grupos de trabalho e organizações envolvidas com as temáticas de segurança alimentar, agricultura urbana, agroecologia e economia solidária – o que confere a ela a qualidade de um verdadeiro movimento social. Tais atividades vêm se tornando cada vez mais importantes para alimentar as mudanças que consideramos tão necessárias em nossa sociedade, em direção a uma ideologia mais agroecológica. Para isso, incentivamos fortemente também a criação de novos grupos organizados como o nosso.

Veja como funciona:

As compras coletivas realizadas através da Rede Ecológica são uma modalidade de consumo consciente, concretizada a partir de uma relação direta com os pequenos produtores agroecológicos, fomentando a economia solidária. As compras coletivas permitem aos consumidores o acesso a um conjunto de produtos ecológicos, de qualidade, a um preço justo. São compras diferentes das lojas e supermercados porque envolvem compromissos do consumidor com os princípios da Rede.

As encomendas passaram a ser feitas através de um sistema online, o que dinamiza o processo e evita erros. As datas e os prazos para as encomendas, bem como a listagem e os preços dos produtos disponíveis, estão reunidos nesse sistema online, ao qual o cestante passa a ter acesso após se associar.

A proposta da Rede extrapola o consumo propriamente dito, diferenciando-se da relação com supermercados, lojas e feiras. Ao fazer a encomenda o consumidor se compromete com seu pedido e ajuda o produtor, que colhe sabendo que terá garantidos a venda e o pagamento de seu produto.

Saiba muito mais!!

Quem mais está falando de Alimentos Orgânicos:

Rio de Janeiro ganha primeiro clube de consumidores de alimentos orgânicos

Idec cria Mapa de Feiras Orgânicas e Grupos de Consumo Responsável

Este texto está protegido por uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Link para atribuição de créditos: http://www.recicloteca.org.br/?p=14740

Gostou desse post?

A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações sobre meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação.

Assuntos relacionados

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário