A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações de meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação. Entre em contato pelo email contato@ecomarapendi.org.br
Fechar janela

Manual de Bioconstrução gratuito do MMA

O que são Bioconstruções? (via Wikipedia)

Bioconstrução é o termo utilizado para se referir a construções onde a preocupação ecológica está presente desde sua concepção até sua ocupação. Já na concepção, as bioconstruções valem-se de materiais que não agridam o ambiente de entorno, pelo contrário: se possível, reciclam materiais locais, aproveitando resíduos e minimizando o uso de matéria-prima do ambiente. Todo projeto foca no máximo aproveitamento dos recursos disponíveis com o mínimo de impacto.

Resultado de imagem para bioconstrução

O tratamento e reaproveitamento de resíduos, coleta de águas pluviais, uso de fontes de energia renováveis e não-poluentes, aproveitamento máximo da iluminação natural em detrimento da artificial, são exemplos de preocupações na concepção desses projetos. A residência nas bioconstruções também segue a filosofia de responsabilidade ambiental dos seus ocupantes.

A bioconstrução não se resume à construção em si, mas pode incluir os materiais e o processo de produção da mobília, o uso de agentes biológicos para prover condições de habitação, como no caso dos telhados verdes, e o estilo de vida proposto pela arquitetura dos ambientes, esses recursos são utilizados geralmente com materiais encontrados nas áreas onde se faz a bioconstrução.

Manual de Bioconstrução agora está disponível na Internet (via Ministério do Meio Ambiente)

O Programa de Apoio ao Ecoturismo e à Sustentabilidade Ambiental do Turismo – PROECOTUR, da Secretaria de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável, busca a integração das diversas ações relacionadas ao ecoturismo e do turismo sustentável no âmbito do MMA e do Ministério do Turismo. O objetivo é a construção de uma agenda multilateral que favoreça o adensamento das políticas públicas nas diversas instâncias governamentais, promovendo assim uma gestão compartilhada e a união de esforços para a consolidação de uma Política Nacional para o Turismo Sustentável.

Nesse contexto, desenvolve ações relacionadas à capacitação e disseminação de práticas sustentáveis para o ecoturismo. O objetivo desta iniciativa é fortalecer e desenvolver a capacidade de agentes públicos, privados e comunitários no planejamento e gestão do ecoturismo e na adoção de tecnologias para o manejo sustentável dos recursos naturais a serem utilizadas no desenvolvimento da atividade.

O Curso de Capacitação em Bioconstrução tem por objetivo estimular a adoção de tecnologias de mínimo impacto ambiental nas construções de moradias ou equipamentos turísticos comunitários, por meio de técnicas de arquitetura adequadas ao clima, que valorizem a eficiência energética, o tratamento adequado de resíduos, o uso de recursos matérias-primas locais, aproveitando os conhecimentos e saberes gerados pelas próprias comunidades envolvidas.

Esta publicação reúne material didático adotado para os cursos a serem implementados pelo PROECOTUR na sensibilização e capacitação de atores comunitários que vivem em áreas de interesse ecoturístico. A metodologia adotada envolve aulas teóricas e práticas que incluem o planejamento e a construção de uma edificação para uso residencial, ou de qualquer outro tipo de equipamento turístico comunitário.

Em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA, o Proecotur implementou uma exitosa experiência piloto que permitiu testar e validar conceitos, técnicas e etapas do Curso na área de um projeto de assentamento de reforma agrária, localizada na Ilha Grande do Paulino, em Tutóia, no Estado do Maranhão. Esse curso permitiu transmitir conhecimentos e técnicas em bioconstrução para um grupo de 35 pessoas da comunidade, que, em regime de mutirão, construiu uma casa com 86m para uma das famílias envolvidas no projeto de assentamento.

O êxito e a aceitação do projeto na comunidade rural da Ilha Grande do Paulino já mobilizam esforços do Programa para replicação do curso, atendendo outras demandas em várias regiões do país. Dessa forma, esperamos que esta iniciativa contribua com a implementação de políticas públicas socioambientais integradas para a melhoria da qualidade de vida das comunidades locais, por meio da disseminação de práticas e soluções arquitetônicas de mínimo impacto ambiental para áreas rurais, em especial aquelas com potencial turístico, com a otimização de recursos financeiros, a economia no uso dos recursos naturais, contribuindo com a conservação ambiental e ainda agregando valor aos produtos turísticos destas áreas.

Escrito por Egon Krakhecke
Secretário de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável

Clique aqui para acessar o Manual de Bioconstrução


Já imaginou poder contribuir para semear a educação ambiental por aí?

Agora você pode! Seja um apoiador do Projeto Recicloteca!

Não importa o valor da doação, o que importa é ajudar a difundir informações sobre coleta seletiva, meio ambiente em geral e reciclagem. Todas as doações terão uma recompensa!!

Acesse o site abaixo e saiba mais:
https://apoia.se/recicloteca

Este texto está protegido por uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Link para atribuição de créditos: http://www.recicloteca.org.br/?p=20281

Gostou desse post?

A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações sobre meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação.

Assuntos relacionados

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário