A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações de meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação. Entre em contato pelo email contato@ecomarapendi.org.br
Fechar janela

Lixo de Curitiba: cidade está atrasada 30 anos

O Lixo de Curitiba ainda não tem o tratamento adequado que o povo da capital do Paraná merece.

Segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos, desde 2010 as cidades brasileiras deviam ter extinto seus lixões por força de lei federal. Os prazos foram sendo extendidos numa clara admissão de incompetência na gestão municipal de importante e grave passivo sócio-ambiental. Mesmo cidades em tese mais ricas e estruturadas não conseguiram atender o prazo. Curitiba é tida por muitos brasileiros como um modelo de cidade por sua limpeza, organização e educação do povo. No entanto mesmo ela falhou no ajuste tardio dessa injustiça ambiental grave que o país demorou tanto tempo para começar a corrigir.


Do Jornal Contraponto:

Por duas vezes desde 2010 Curitiba esteve perto de modernizar um pouco o modo como encara o lixo que a cidade produz. Ainda na gestão do prefeito Beto Richa, pretendeu-se criar um megalômano sistema industrial, o Sipar, mas deu tanta briga na Justiça entre os grandes consórcios que participaram da licitação internacional que o projeto acabou sendo inviabilizado.

Na gestão de Gustavo Fruet, tentou-se algo mais simples: uma consultoria do Banco Mundial chegou a apresentar uma proposta pela qual seria possível aumentar os índices de reciclagem; diminuir as distâncias percorridas pelos caminhões de coleta; e evitar os velhos aterros sanitários que emporcalham bairros e municípios mais afastados.

Com o contrato já vencido com as empresas que operam o serviço (o grupo Cavo e Estre), estava quase tudo pronto para a aprovação do novo modelo e para o lançamento de uma nova licitação.

Rafael Greca assumiu a prefeitura e achou que estava tudo errado. Preferiu manter o mesmo modelo antiquado modelo, praticamente igual àquele que já existia há pelo menos 30 ou 40 anos em Curitiba. Aliás, quase idêntico ao que manteve durante sua gestão no início da década de 1990, quando contratou a mesma Cavo que ainda hoje manda na área.

Chegou a lançar uma concorrência pública, mas irregularidades encontradas no projeto e no edital levaram a Justiça intervir e suspendê-la. Enquanto isso, Curitiba continua “velha” quanto ao lixo que produz, sem muitas perspectivas de modernização.

Fonte: Jornal ContraPonto

É o que mostra um didático vídeo de 5 minutos, produzido pelo vereador Goura Nataraj. Confira.

Saiba mais sobre outras cidades:

Lixo no Brasil: coleta regular e seletiva nas capitais brasileiras

Paraty inaugura novo sistema de Coleta Seletiva

Angra dos Reis tem programa de Coleta Seletiva

Coleta regular e seletiva na cidade de Campo Grande – MS

Coleta Seletiva em Brasília – Distrito Federal


Já imaginou poder contribuir para semear a educação ambiental por aí?

Agora você pode! Seja um apoiador do Projeto Recicloteca!

Não importa o valor da doação, o que importa é ajudar a difundir informações sobre coleta seletiva, meio ambiente em geral e reciclagem. Todas as doações terão uma recompensa!!

Acesse o site abaixo e saiba mais:
https://apoia.se/recicloteca

Este texto está protegido por uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Link para atribuição de créditos: http://www.recicloteca.org.br/?p=20205

Gostou desse post?

A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações sobre meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação.

Assuntos relacionados

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário