A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações de meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação. Entre em contato pelo email contato@ecomarapendi.org.br
Fechar janela

Limpa Brasil – Let’s do it!

O Let’s do it! é o maior movimento mundial de cidadania e cuidado com o meio ambiente, cujo objetivo é a conscientização em relação ao descarte correto do lixo. A campanha surgiu na Estônia em 2008 e, desde então, já percorreu mais de 140 países no mundo inteiro.

O movimento foi fundado no Brasil em 2010 pela Atitude Brasil. Entre 2011 e 2014 foram promovidas 22 ações em 20 cidades do país, sempre com foco na educação ambiental dirigida à reciclagem e ao descarte correto dos resíduos. Neste período, o Limpa Brasil Let’s do it! reuniu mais de 180  mil voluntários e evitou que: 3,200.970 kg de material reciclável fossem descartados incorretamente no meio ambiente. Com isso, gerou renda e trabalho para milhares de famílias que vivem da reciclagem.

Em 2013 e 2014, o Limpa Brasil dá mais um passo em direção à verdadeira mudança cultural: não basta somente jogar o lixo no lixo, é preciso reciclar, por isso, a Campanha “Eu Reciclo. E você?” vem com esta intenção, estimular a mudança do hábito.
O objetivo do movimento é ajudar a despertar, através da educação e campanhas de comunicação, a cultura da reciclagem no Brasil.

No momento em que o Brasil abre as portas para o programa de educação ambiental, com a cooperação da UNESCO, aumentamos a chance do Brasil mostrar que o nosso povo pode mudar a cultura de sujar, para a cultura de manter limpa as nossas cidades.

A ação do Limpa Brasil – Let´s do it! termina 2014 com um grande evento gratuito no dia 7 de dezembro, das 15h às 21h, no Centro Esportivo e de Lazer Tietê, antigo Clube Regatas Tietê, que passou a ser controlado pela Prefeitura de São Paulo em novembro de 2012, e foi aberto ao público em setembro deste ano.

 O evento, que visa celebrar a Cultura de Paz – filosofia que promove o respeito à vida e à diversidade, a rejeição da violência, a preservação do planeta e os direitos humanos -, será comandado pela apresentadora e ativista ambiental Maria Paula e contará com shows de Cidade Negra, Chico César, Simoninha e Marcelo Jeneci, além de palestras com o líder humanitário Sri Prem Baba, a líder budista Monja Coen, o escritor Ferrez, líder comunitário do Capão Redondo e Tião Santos, coordenador Nacional de Logística do movimento Limpa Brasil – Let’s do it!
Slide_Site_SP1
Em parceria com o Verdejando, da Globo, cinco mil mudas de plantas ornamentais serão distribuídas ao público presente.
Durante a semana que antecede o evento (a partir de 1º de dezembro), a sociedade será estimulada a separar seu resíduo reciclável e entregar nos pontos de coleta da cidade. A ação conta com 124 pontos de coleta de materiais recicláveis, sendo 76 Ecopontos da Prefeitura de São Paulo e 48 supermercados Pão de Açúcar. Os pontos são permanentes e estão à disposição da sociedade durante todo o ano. Veja a lista completa no link – http://www.limpabrasil.org/pontos-de-entrega-limpa-sao-paulo/
Para aqueles que não conseguirem levar seu material reciclável em um dos pontos de coleta permanente na semana, o evento também contará com um grande mutirão de coleta, e todo material recebido será destinado a cooperativas de recicláveis, gerando renda e trabalho.
Em São Paulo, o Limpa Brasil – Let’s do it!  – é co-produzido pela Prefeitura Municipal de São Paulo, em cooperação com a UNESCO e Ministério do Meio Ambiente, com patrocínio nacional da Avianca e Pão de Açúcar. A ação conta ainda com patrocínio local da Leograf e apoio nacional da Awaken Love, Dentsu, Globo e do projeto Verdejando, iniciativa da emissora, das revistas Carta Capital e Trip, do Rotaract (Rotary Club de São Paulo) e da União dos Escoteiros do Brasil.
Fonte: Site Limpa Brasil

Este texto está protegido por uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
Link para atribuição de créditos: http://www.recicloteca.org.br/?p=14088

Gostou desse post?

A Ecomarapendi é a ONG (organização não-governamental) responsável pela Recicloteca. Além do centro de informações sobre meio ambiente e reciclagem, oferece diagnóstico participativo, estudos de impacto ambiental e de vizinhança, treinamento e capacitação.

Assuntos relacionados

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário